Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE ACIDENTES DE TRABALHO GRAVE NO ESTADO DO PARANA

Fundamentação teórica/Introdução

Os acidentes de trabalho grave são classificados como agravos de saúde pública. São definidos como lesão corporal grave que acontece na função da atividade laboral (acidentes típicos) ou no deslocamento entre o trabalho e a moradia (acidente de trajeto), que resultam em diminuição ou incapacidade na atividade de trabalho. Podem ocasionar danos sociais, físicos, psicológicos e econômicos.

Objetivos

Analisar a prevalência das notificações de acidente de trabalho grave no estado do Paraná.

Delineamento e Métodos

Pesquisa do tipo retrospectiva, observacional, exploratória, descritiva e transversal com base na análise de fichas de notificações de acidentes de trabalho, informadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Paraná e no intervalo de 2019-2020. Foram avaliadas as variáveis etnia, situação trabalhista, local do acidente e tipo de atendimento ao acidentado por meio da prevalência, a qual revela a parcela da população afetada em um determinado período.

Resultados

Trabalhadores de etnia branca foram os responsáveis pela maior taxa de prevalência (67%). No que se refere a situação de trabalho, encontrou-se que os profissionais de carteira assinada foram os mais acometidos pelos acidentes de trabalho grave (66%), sendo seguidos pelos profissionais autônomos (19%). Na categoria local de ocorrência, os dados analisados evidenciaram que trabalhadores expostos às instalações do contratante apresentaram maior porcentagem de acidentes (68%) do que os envolvidos em via pública (19%). No que condiz ao regime de atendimento prestado, a maior prevalência ocorreu entre os acompanhados em nível hospitalar (41%), tendo como consequência a incapacidade temporária de exercer atividades laborais (59%).

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados de prevalência de acidentes graves evidenciam a necessidade de atenção à população de carteira assinada, no ambiente do contratante e etnia branca, tendo-se em vista que acidentes de trabalho estão relacionados com as características do ambiente laboral e a sua dinâmica. No entanto, é necessário também considerar as subnotificações de acidentes de trabalhadores informais. Os acidentes laborais são considerados preveníveis, portanto, conhecer as características envolvidas nos acidentes permitem melhores ações preventivas e de reabilitação desses trabalhadores.

Palavras Chave

Acidente de Trabalho; Notificação de Acidentes de Trabalho; Saúde do Trabalhador

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

JADE LINGIARDI ALTOE, GIOVANA ROPER MORESCHI, TATIANA URBANO E SILVA, ELY MITIE MASSUDA, MARCOS AURÉLIO BRAMBILLA