Dados do Trabalho


Título

FATORES DE INAPTIDAO DE DOADORES DE SANGUE EM UM HEMOCENTRO DA AMAZONIA OCIDENTAL

Fundamentação teórica/Introdução

O Brasil apresenta um elevado número de pessoas inaptas para a doação sanguínea, as quais são excluídas durante a triagem clínica, hematológica e sorológica.

Objetivos

Analisar os fatores que definem a inaptidão dos candidatos à doação sanguínea, além de descrever as características sociodemográficas dos doadores inaptos; traçar um perfil epidemiológico das principais doenças infectocontagiosas dos candidatos a doação.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo analítico, transversal, durante o período de janeiro a junho de 2021. Os dados foram obtidos através do sistema Hemovida, de um Hemocentro, localizado em Rio Branco, Acre, sendo pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da UFAC N° 56280421.5.0000.5010

Resultados

O hemocentro recebeu 8.460 candidatos à doação sanguínea, dentre todos os candidatos, 468 (5,53%) foram considerados inaptos na triagem hematológica e 1.508 (17,82%) foram inaptos na triagem clínica, 410 (4,86%) durante a triagem sorológica. A inaptidão é mais prevalente no sexo masculino (57,56%). A faixa etária mais observada foi 16-30 anos (50,72%). Os solteiros são os que mais reprovam na triagem clínica (61,15%). Em relação ao sexo dos candidatos inaptos durante a triagem hematológica 411 (87,82%) são do sexo feminino, das quais 260 (63,26%) possuem menos que 35 anos, e 222 (54,01%) são solteiras, sendo que 243 (59,12%) possuem ensino médio completo. Dentre as causas mais prevalentes durante a triagem clínica são: tatuagem, piercing, maquiagem definitiva e acupuntura há 1 ano; hipertensão arterial sistêmica; relação sexual com parceiro (a) não habitual e sem preservativo nos últimos 12 meses; uso de medicamentos; desistência; COVID-19; Múltiplos parceiros (as) nos últimos 12 meses. Foram realizados 6.484 testes sorológicos: destes, 410 foram reagentes. A Hepatite B é a principal causa de inaptidão sorológica, (51,95%). Malária foi a única doença avaliada no qual nenhum caso identificado. Hepatite B, Hepatite C, Sífilis, HTLV foram mais identificadas em candidatos do sexo masculino HIV e doença de Chagas tiveram a mesma taxa de detecção em homens e mulheres (50%).

Conclusões/Considerações Finais

Por meio deste estudo podemos compreender mais detalhadamente as causas e a frequência de inaptidão, bem como o perfil dos candidatos inaptos, sendo de total importância para o desenvolvimento de políticas públicas de medidas preventivas e terapêuticas.

Palavras Chave

Doação de Sangue, Terapêutica transfusional, Triagem hematológica.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UFAC - Acre - Brasil

Autores

ALINE SANDY BASTOS MATOS, JOSIELE RODRIGUES DOS SANTOS, ARTHUR MARTINHS PEREIRA, RAISA PEIXOTO DE SOUZA MOURA, HUMBERTO SANCHES CHOCAIR