Dados do Trabalho


Título

SARCOIDOSE COM ACOMETIMENTO ABDOMINAL: UM RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

A sarcoidose é uma doença inflamatória multissistêmica, caracterizada pela formação de granulomas, preferencialmente intra-torácica, com envolvimento pulmonar, abdominal, cutâneo ou ocular. O diagnóstico baseia-se nas manifestações clínicas, imagens e evidência histológica de granulomas não caseosos.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com sarcoidose com acometimento abdominal.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente N.P.P., masculino, 59 anos, ex tabagista, interna com dispneia e tosse há 03 semanas com piora progressiva, associado a dorsalgia irradiando para hemitórax esquerdo e hemoptise. Ao exame físico, ausculta pulmonar sem ruídos adventícios, saturação de 88% em ar ambiente. Tomografia de tórax evidenciando nódulos pulmonares inespecíficos, lesão irregular em hilo pulmonar esquerdo envolvendo os brônquios principais e lobares com componente calcificado e achado adicional de linfonodomegalias abdominais. Tomografia de abdome com nodulações semelhantes em hilo hepático, região retropancreática, cadeia interaortocaval, no tecido adiposo intraperitoneal e pré-peritoneal em contato com segmento VI do fígado. Exames laboratoriais com leucocitose discreta sem desvio e aumento dos parâmetros inflamatórios (PCR 223 e VHS 89). Realizamos biópsia de linfonodo mediastinal com achados compatíveis com linfadenite granulomatosa; e imunohistoquímica excluindo a possibilidade de malignidade. Através destes achados, firmamos o diagnóstico de sarcoidose pulmonar com acometimento abdominal. Iniciado terapêutica com prednisona 40mg/dia, onde paciente evoluiu com melhora clínica e respiratória. Recebeu alta da enfermaria para acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

A sarcoidose afeta preferencialmente adultos jovens. Sua etiologia é desconhecida, mas sugere-se relação com predisposição genética (alelos do HLA classe II) e exposição a antígenos infecciosos. O granuloma sarcoideo é imunológico, constituído pelo arranjo concêntrico de células epitelióides. Manifesta-se assintomático, com sintomas inespecíficos (febre, emagrecimento, fadiga) ou baseados em seu local de acometimento: pulmonar (tosse seca, dispneia), ocular (distúrbio visual), cutâneo (lesões máculo-papulosas), músculo-esquelético (mialgia). O diagnóstico é dado através da exclusão de demais doenças, com achado histológico de granulomas não caseosos, associado a quadro clínico e exames radiológicos. Os corticóides são a primeira opção terapêutica, como a Prednisona 20-40mg/dia por 6 a 12 meses.

Palavras Chave

Sarcoidose; Abdominal.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR SÃO JOSÉ - Santa Catarina - Brasil

Autores

ALYSSA MARIA RIGON BUENO, JÉSSICA CARNIEL BELTRAMI, ANYE CAROLINE MATTIELLO, JOANA TROSDOLF AIDAR, MARIA LUIZA KOVALSKI