Dados do Trabalho


Título

SINDROME DO ANTICORPO ANTIFOSFOLIPIDE CATASTROFICA EM PACIENTE LUPICA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome do anticorpo antifosfolípide catastrófica (SAC) é rara, possui a incidência de 5 por milhão na população em geral, e têm como característica o alto índice de mortalidade. Manifesta-se com o acometimento de três ou mais órgãos simultaneamente, ou com intervalos menores do que uma semana, associado à presença de anticorpos antifosfolípides. A maioria dos episódios de SAC estão relacionados a fatores de risco adicionais de trombose, como por exemplo; infecção, procedimento cirúrgico, malignidade, gravidez e Lúpus eritematoso sistêmico ativo (LES). O diagnóstico precoce e terapias agressivas são fundamentais para melhorar o prognóstico dessa patologia. Os principais tratamentos descritos são; a anticoagulação, corticosteroides, plasmaferese e imunoglobulina.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente portadora de LES, em tratamento irregular da doença, que manifestou múltiplas tromboses, tendo critérios clínicos e laboratoriais para o diagnóstico de SAC.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de caso, no qual os autores buscam realizar uma pesquisa médica e analisar de modo detalhado um caso clínico, associado a posterior revisão de literatura.

Resultados

RELATO DO CASO

Conclusões/Considerações Finais

O caso em questão apresenta significativa importância clínica, em virtude da rara incidência de SAC e permitiu refletir sobre o diagnóstico da doença assim como o tratamento recomendado

Palavras Chave

Síndrome do anticorpo antifosfolípide catastrófica, Lúpus eritematoso sistêmico, Trombose

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

VITORIA MORAIS MINOSSI ZAINA, RODRIGO LEAL DE JESUS ALVES, NAYARA DUARTE DE OLIVEIRA , PAULO SERGIO SANI, THAISA BRIANTI MARTINS FERREIRA