Dados do Trabalho


Título

PACIENTES ENTRE 1 E 14 ANOS INTERNADOS POR DESNUTRIÇAO NO NORTE BRASLEIRO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 ENTRE 2020 E 2022

Fundamentação teórica/Introdução

A desnutrição é um problema de saúde global resultante da ingestão inadequada de nutrientes que o corpo precisa para funcionar adequadamente. Embora a doença possa afetar pessoas de todas as idades e origens, ela é particularmente prevalente em áreas de escassez de recursos, conflito armado, pobreza extrema e inacessibilidade a alimentos nutritivos. A desnutrição pode assumir várias formas: desnutrição aguda, caracterizada por rápida perda de peso e perda de massa muscular, e desnutrição crônica, que se desenvolve ao longo do tempo e leva ao crescimento e desenvolvimento prejudicados, especialmente em crianças.

Objetivos

Evidenciar em termos epidemiológicos os pacientes entre 1 e 14 anos internados por desnutrição no Norte brasileiro no decorrer pandêmico entre 2020 e 2022.

Delineamento e Métodos

Estudo de natureza epidemiológica de caráter retrospectivo e descritivo. Utilizou-se como suporte de coleta de dados o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS/TABNET). Incluíram-se no atual estudo os pacientes dentro da faixa etária retratada que foram internados por motivo de desnutrição entre os anos de 2020 e 2022 na Região Norte do Brasil. Outras margens temporais senão a evidenciada foram excluídas do estudo. Os dados estatísticos foram calculados e apresentados sob a forma de matemática básica percentual e valores absolutos.

Resultados

Houve um total de 943 internações por Desnutrição entre 2020 e 2022 na faixa etária de 1 a 14 anos no Norte brasileiro. Em 2020: 257 casos; 2021: 286 casos; 2022: 400 casos. Entre 2020 e 2022 se observa um acréscimo de 143 casos, que reflete um aumente percentual de 55,6%. 2022 torna-se o ano com maior número de casos/ano, sendo seus 400 casos refletindo 42,4% do montante total no lapso de tempo considerado. O Estado do Pará foi o estado com maior prevalência, com 38,1% dos casos no lapso temporal retratado.

Conclusões/Considerações Finais

Se observa uma crescente no número de internações por desnutrição ao delongo dos anos destacados. Cabe a outros estudos o poder de explorar a variável Covid- 19 como fator ou não da crescente evidenciada. Combater a desnutrição é essencial para promover a saúde e o bem-estar das pessoas afetadas e garantir o direito de todos à nutrição adequada para uma vida digna, saudável e produtiva.

Palavras Chave

Desnutrição. Covid-19. Pandemia 15:34

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIFAI - São Paulo - Brasil, UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

ANA MARIA FERREIRA ROCHA, GABRIELA MARQUES PIMENTA, LEANDRA LIMA XAVIER, LUANA PORTES CAETANO, GIULIA VALCANAIA DUTRA