Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇAO CONCOMITANTE DE CARCINOMA MEDULAR E CARCINOMA PAPILAR DA TIREOIDE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O câncer diferenciado de tireoide é uma das neoplasias mais comuns, no Brasil ocupa a 7a posição entre os mais frequentes, excluindo os tumores de pele não melanoma. O subtipo mais comum é o carcinoma papilífero de tireoide (CPT), encontrado em 85% dos casos, seguido do carcinoma folicular e carcinoma medular (CMT). Tumores sincrônicos de tireoide, duas neoplasias histologicamente distintas em uma mesma glândula, são descritos em menos de 1% dos casos.

Objetivos

Apresentar um caso de tumor sincrônico de tireoide do tipo IV, quando o CPT e CMT ocorrem de forma simultânea na glândula em lobos distintos.

Delineamento e Métodos

Relato de caso em que se acompanhou e descreveu um quadro de apresentação concomitante entre CMT e CPT.

Resultados

Mulher, 40 anos, obesa, incidentaloma de tireoide, função tireoidiana normal, submetida a ultrassonografia: formação nodular sólida, isoecogênica, limites precisos, contornos regulares e sem calcificação, de 3,2 x 2,3 cm ocupando o 1/3 médio e inferior do lobo esquerdo. Análise citológica com numerosas células de núcleos atípicos isoladas e agrupadas em meio a células foliculares de aspecto habitual – suspeita para neoplasia folicular. Submetida a tireoidectomia total e linfadenectomia do nível VI, anatomopatológico demostrou neoplasia de tireoide pouco diferenciada, alterações nucleares, nucleolares e citoplasmáticas indeterminadas, ausência de invasão extratireoidiana ou angiolinfática, linfonodos livres de neoplasia. Imuno-histoquímica demostrando duas lesões distintas, a primeira no lobo esquerdo expressão de citoceratina, sinaptofisina e calcitonina, compatível com CMT. Segunda, lesão em istmo da tireoide de 2 milímetros positiva para galactina-3 e TROP2, microcarinoma papilífero. Realizado sequenciamento do protoncogênese RET com resultado negativo. No momento, 11 meses após a tireoidectomia, mantendo excelente resposta bioquímica (tireoglobulina, calcitonina e CEA) e anatômica.

Conclusões/Considerações Finais

A ocorrência sincrônica de múltiplos processos neoplásicos na glândula tireoide é incomum e a patogênese não é clara. Uma das hipóteses é que a ocorrência simultânea é mera coincidência devido a alta incidência do microcarcinoma papilífero. De fato, esse caso relatado reforça essa hipótese, pois trata-se de um micropapilífero associado a um CMT. Ressaltamos também a ausência de sintomas clínicos (como ocorre em 90% dos casos) e a dificuldade do diagnóstico ultrassonográfico, citológico e anatomopatológico.

Palavras Chave

Carcinoma Medular de tireoide, Carcinoma Papilar de tireoide, Carcinoma Misto de tireoide.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANA THEREZA ALBUQUERQUE CORDEIRO, GEOVANNA SAIJO CEBALHO DA SILVA, JOÃO VICTOR MANARELLI BARBOSA, YASMIN UTUARI DE OLIVEIRA, DANIELLA ARAÚJO MUNIZ