Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO USO PREVENTIVO DOS ESTIGMAS DO ZEA MAYS L (MILHO) E O VACCINUM MACROCARPUM (CRANBERRY) EM ITU RECORRENTE. ESTUDO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

O estigma de Zea mays tem sido utilizado para o combate e profilaxia das infecções do trato urinário, visando estimular a proteção do sistema urinário.

Objetivos

O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia na prevenção da recorrência de infeção do trato urinário baixo em estudo de caso com três pacientes utilizando infusão de cabelo de milho quando comparado ao consumo regular do suco de cramberry e testar a ação antibacteriana da infusão em relação as bactérias E. coli e S. aureus.

Delineamento e Métodos

Relato de caso, prospectivo, experimental e ensaio clínico.

Resultados

Os pacientes foram selecionados em uma Universidade do meio Oeste de Santa Catarina e um dos pacientes fez uso do suco do fruto do cramberry, o outro da infusão do cabelo do milho e o terceiro paciente apenas foi acompanhado como forma de controle. Os pacientes foram acompanhados por seis meses fazendo o uso contínuo das infusões/suco. O teste para avaliação antibacteriana da infusão foi realizado pelo método de difusão em ágar. O acompanhamento dos participantes de pesquisa mostrou uma eficácia da infusão do estigma de milho, enquanto o consumo do suco de cramberry não foi eficiente na prevenção da infecção do trato urinário baixo.

Conclusões/Considerações Finais

Observou-se indicativo da ação antimicrobiana da infusão de estigma de milho frente S. aureus e sugere-se a continuidade dos estudos de modo a avaliar sua ação em relação a produção de biofilmes.

Palavras Chave

Cabelo de milho; Escherichia coli; Staphylococcus aureus

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIARP - Santa Catarina - Brasil

Autores

VINICIUS VARELA SANTANA, SARA REGINATTO COSTA, MARINA CHAVES DA SILVA , TALIZE FOPPA, LEYZA PALOSCHI DE OLIVEIRA