Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE SÍNDROME CEREBRAL PERDEDORA DE SAL E SÍNDROME DE ANTIDIURESE INAPROPRIADA

Fundamentação teórica/Introdução

Quando nos referimos às doenças no sistema nervoso central e a associação com hiponatremia, as duas principais síndromes a serem destacadas são síndrome de antidiurese inapropriada (SIADH) seguida da síndrome cerebral perdedora de sal (SCPS). A hemorragia subaracnoidea (HSA) desencadeia liberação do peptídeo natriurético pelos neurônios da neurohipófise. Isso ocorre de forma reacional à presença de sangue e ao consequente aumento da pressão intracraniana.

Objetivos

Ressaltar a importância do diagnóstico diferencial entre SCPS e SIADH, já que a terapêutica diverge entre si impactando na morbimortalidade dos pacientes.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso

Resultados

C.F.C., 69 anos, cirrótico, internado devido à colangite biliar secundária à coledocolitíase. Evoluiu durante a internação com súbita redução do sensório e acidose metabólica. Na tomografia de crânio foi identificada HSA Fisher I. Paciente apresentava hiponatremia, diurese superior a 3000mL com balanço hídrico negativo. Dosagem de cortisol e função tireoideana sem alterações. Ácido úrico sérico de 3,4mg/dl, sódio urinário de 120 mEq/l, ácido úrico urinário 31,0 mg/dl e densidade urinária 1035. Ao exame físico, apresentava redução do turgor da pele, taquicardia e ultrassonografia à beira leito que evidenciava veia cava inferior medindo 1,3 cm, colabando com a respiração. Iniciado tratamento com reposição de Cloreto de Sódio 3% e, em associação, fora prescrito Fludrocortisona. Houve melhora do quadro clínico e, após redução do débito urinário e melhora da natremia, o paciente recebe alta hospitalar com programação de suspender a Fludrocortisona ambulatorialmente.

Conclusões/Considerações Finais

A hiponatremia é um dos distúrbios hidroeletrolíticos mais comuns em pacientes internados, e deve ser sempre investigada, uma vez que a correção impacta no prognóstico dos pacientes. A diurese elevada somada ao balanço hídrico muito negativo podem ser os primeiros sinais clínicos da SCPS. O diagnóstico da SCPS e SIADH consiste na presença de sódio sérico menor que 135 mEq/L, osmolaridade urinária superior a 100 mosmol/kg, sódio urinário acima de 40 mEq/L e ácido úrico sérico diminuído. A diferença entre tais síndromes é estabelecida através do status volêmico do paciente, tendo a SIADH uma hiponatremia euvolêmica e a SCPS hipovolêmica. A resolução da SCPS tende a ser autolimitada dentro de 4 a 6 semanas. Nota-se a importância da distinção entre SIADH e SCPS através da volemia do paciente e a implementação da terapêutica correta.

Palavras Chave

Síndrome de Secreção Inadequada de HAD, Hiponatremia, Hemorragia Subaracnóidea

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

Hospital de Força Aérea do Galeão - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MARIA CAROLINA PEDRO MARINHO, CAMILLA CUNHA CORREA, CAIO TEIXEIRA DOS SANTOS, RENATO RACHMAN DARGAINS, IVAN LUCAS PICONE BORGES DOS ANJOS