Dados do Trabalho


Título

GRANULOMATOSE EOSINOFILICA COM POLIANGEITE: RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

A granulomatose eosinofílica com poliangeíte, anteriormente chamada de Churg-Strauss é uma vasculite de artérias de pequeno e médio calibre, que cursa com rinosinusite crônica, asma e eosinofilia.

Objetivos

Demonstrar que, em idosos, o surgimento de asma tardia, associada a sinusopatia e eosinofilia deve levantar a suspeita de Granulomatose eosinofilia com poliangeíte.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

ID: IBV, 71 anos, masculino, aposentado (trabalhava na construção civil), natural e residente de Teresópolis.
HDA: Paciente atendido em consulta ambulatorial, com relato de quadro de dor importante, praticamente incapacitante, há 1 ano, em ambos os membros inferiores. Primeiramente em membro inferior direito e após em membro inferior esquerdo. Refere edema associado. Há 20 dias aproximadamente, relata que esteve internado para abordagem cirúrgica de varizes, porém não pôde realizar o procedimento pois apresentou uma suspeita de vasculite por apresentar quadro de “asma nova” com eosinofilia em exames laboratoriais durante avaliação pré-operatória.
Paciente portador de hipertensão, negava outras comorbidades. Ex tabagista, com carga tabágica de 60 maços/ano.
Foram realizados exames laboratoriais e de imagem para melhor elucidação do quadro. Tomografia de tórax evidenciou mínimo derrame bilateral, espessamento de septos interlobulares e áreas de consolidação difusas. Espirometria sem alterações.
Exames laboratoriais com VHS 134, PCR de 71.7, Leucócitos de 8600 com 24% de eosinófilos, um P-anca de 1/80; FAN não reagente, Fator reumatoide não reagente; Sorologias para hepatites, HIV e sífilis não reagentes.

Conclusões/Considerações Finais

A Granulomatose eosinofílica com poliangeíte é uma vasculite que atinge principalmente o pulmão, manifestando-se principalmente com quadros de asma e sibilos. No entanto, seu acometimento pode ser multissistêmicos, incluindo o sistema cardiovascular, gastrointestinal, renal e sistema nervoso central.
Esse caso clínico demonstra a importância de considerar o diagnóstico de GEPA em idosos que apresentam quadro de asma recente, associada principalmente a eosinofilia, mas sem desconsiderar também outras manifestações sistêmicas.

Palavras Chave

Churg-Strauss; Granulomatose eosinofílica com poliangeíte; vasculite

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

GABRIELA GARCIA KOSTIUK, RODRIGO PÉRICO DE MAGALHÃES, RENATA FARINHA DE SOUZA, MATEUS FARINHA DE SOUZA, MARCELO QUEIROGA BORLOTH CHIESA