Dados do Trabalho


Título

O PACIENTE POLIQUEIXOSO: UM RELATO DE CASO DE TUMOR PRE-SACRAL EM PACIENTE JOVEM

Fundamentação teórica/Introdução

A incidência do tumor pré sacral (TPS) não é conhecida, sendo estimado 1:40.000 admissões hospitalares. Um estudo de 1975 estimou 2 casos por ano em uma cidade da região Metropolitana de Portland, nos Estados Unidos. É mais prevalente no sexo feminino e os sintomas advém do nível de compressão tumoral, sendo a dor o mais comum. Apresentam etiologia muito ampla, sendo 60% lesões sólidas, com potencial de malignização de até 30%, demonstrando a importância do diagnóstico precoce. Objetivo: descrever caso clínico de paciente com TPS.

Objetivos

Descrever caso clínico de paciente com TPS.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo tipo relato de caso, com dados coletados em serviço da Atenção Primária à Saúde de um município da região metropolitana de Porto Alegre, RS.

Resultados

F. D., masculino, 28 anos, com diagnóstico de miopia degenerativa, amaurose em olho esquerdo (descolamento de retina) e transtorno de humor depressivo, compareceu para atendimento por primeira vez em nosso serviço em 03 de fevereiro de 2023 após múltiplas consultas em serviços de emergência e ambulatórios, com os seguintes diagnósticos: constipação, poliqueixoso, transtorno ansioso e episódio depressivo, com ampliação da sua lista de psicofármacos e analgésico continuos. Trazido então, pelos sintomas de dor crônica em região lombar, sacral e abdominal associados à constipação crônica com evolução de aproximadamente 6 meses. Durante a anamnese evidenciou-se humor deprimido, anedonia, dificuldades no trabalho e situação de vulnerabilidade social. Ao exame físico com dor a palpação da região sacral, demais sem particularidades. Solicitada tomografia de pelve que evidenciou lesão expansiva sólido-cística na região pré-sacral esquerda, com extensão para a musculatura adjacente, com fragmentos ósseos calcificados em tecidos moles, medindo cerca de 6,5 x 6,6 x 5,5, de etiologia indeterminada. Paciente encaminhado ao serviço de cirurgia oncológica, para avaliação e tratamento adequado do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

Após análise do seguinte caso, os autores evidenciaram a importância da comunicação clínica e do exame físico completo do paciente poliqueixoso, bem como auxílio de exames complementares se necessário. O paciente supracitado teve seu diagnóstico tardio, acarretando em aumento da prescrição de psicofármacos e analgésicos, bem como grande prejuízo social e psicológico.

Palavras Chave

Tumor pré sacral; Atenção primária; Paciente poliqueixoso.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade FEEVALE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

STEFANIA ANSELMINI ACCORSI, PEDRO ADOLFO PEREIRA ALVES, IBRAHIM CLOS MAHMUD