Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA PULMONAR ASSOCIADO A SINDROME DA VEIA CAVA SUPERIOR: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome da Veia Cava Superior (SVCS) compreende um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da obstrução ao fluxo sanguíneo da veia cava superior (VCS). A clínica varia de acordo com a localização, gravidade e rapidez que o processo se instala.

Objetivos

Relatar um caso de carcinoma pulmonar cursando com SVCS para contribuir no reconhecimento da patologia e suas condições associadas.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Masculino, 60 anos, histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica e alta carga tabágica. Encaminhado ao hospital por insuficiência respiratória aguda, sendo necessário intubação orotraqueal, ventilação mecânica e uso de droga vasoativa para compensação do quadro inicial. Realizada tomografia computadorizada na admissão que indicou extensa massa pulmonar e pulmão enfisematoso. No mesmo dia, necessitou de unidade de terapia intensiva, evoluindo ao longo da internação com episódios de despertar agitado e combativo à tentativa de desmame de sedoanalgesia, sendo indicada traqueostomia precoce. Cerca de oito dias após sua admissão apresentou pletora facial importante. Solicitada angiotomografia de tórax, a qual confirmou compressão da VCS por massa pulmonar. Realizada biópsia da lesão, resultando em carcinoma de não pequenas células. Após estabilização do quadro, recebeu alta hospitalar para cuidado e seguimento ambulatorial da patologia de base em setor oncológico específico.

Conclusões/Considerações Finais

A SVCS, em sua maioria, apresenta-se durante a evolução de neoplasias malignas intratorácicas que comprimem ou invadem o vaso. A dispneia é o sintoma mais comum, ao exame físico comumente encontra-se edema facial e distensão venosa cervical. O diagnóstico é clínico e radiológico, e 60% dos pacientes descobrem neoplasia maligna em decorrência da SVCS. Dessa forma, é essencial ao estabelecimento dessa síndrome elencar suas possíveis etiologias, tendo em vista que é clínica comumente relacionada à pacientes com doença de elevada morbimortalidade.

Palavras Chave

Palavras chave: síndrome da veia cava superior, pletora facial, neoplasia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LORRAYNE DE AQUINO SOLLES, LÍVIA ANGÉLICA GRUNEKE CESAR, GABRIELA PRESTES DA SILVA , GIOVANNA BERTOTTI, TOMÁS MOTA MELO