Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL EM IDOSOS COM PARKINSON E ALZHEIMER EM UM PROJETO DE EXTENSAO NO NORTE DO BRASIL

Fundamentação teórica/Introdução

O envelhecimento neurobiológico implica no declínio progressivo de funções cognitivas, que é ainda mais agravado por doenças como o Parkinson e Alzheimer. O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) é o teste mais usado na avaliação de funções cognitivas, e seus resultados podem podem sinalizar a necessidade de avaliações mais detalhadas, sobretudo em idosos com doenças neurodegenerativas.

Objetivos

Caracterizar a função cognitiva de idosos com parkinson e Alzheimer através da avaliação com o MEEM.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo realizado com 15 idosos participantes de um projeto de extensão de uma Universidade do Amapá. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da referida instituição sob o parecer de nº 66758017.0.0000.0003. Os participantes foram submetidos ao MEEM entre os anos de 2021 e 2022, registrado através de formulário eletrônico por estudantes de Medicina.

Resultados

A amostra foi composta por 46% de mulheres e 53% de homens, com idade média de 71,9 anos. Dos analfabetos, 100% apresentaram resultados abaixo do esperado para a escolaridade; Dentre os que têm 1 a 5 anos de escolaridade, 50% tiveram resultado inferior ao esperado; Dentre os que têm 6 a 11 anos de escolaridade, 57,1% pontuaram a abaixo do esperado; Dos idosos com 12 anos ou mais de escolaridade, 80% apresentaram resultados abaixo do esperado. Assim, observou-se que 66,6% dos participantes obtiveram pontuações abaixo do esperado para suas respectivas escolaridades.

Conclusões/Considerações Finais

As pontuações obtidas no MEEM revelaram discrepâncias em relação ao nível educacional dos participantes, caracterizando a presença de declínios cognitivos em uma parcela considerável da amostra estudada, indicando suspeita de demência. Salienta-se que estes resultados insatisfatórios podem estar relacionados não só ao envelhecimento, mas também ao processo fisiopatológico das doenças neurodegenerativas vivenciadas, assim como ao próprio nível de escolaridade. Com isso, se evidencia a importância da realização de avaliações mais especializadas para a melhor caracterização da etiologia deste declínio, para que assim sejam tomadas as medidas mais adequadas para cada participante.

Palavras Chave

Miniexame do Estado Mental; Envelhecimento; Doenças Neurodegenerativas.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

CAROLINE LIMA DE FREITAS, ADRIELLY YASMIN SOUSA DOS SANTOS, VINICIUS MACIEL VILHENA, LORANE IZABEL DA SILVA HAGE MELIM, VIVIANE CRISTINA CARDOSO FRANCISCO