Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE BUDD CHIARI: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Budd-Chiari (SBC) é uma doença rara, caracterizada pela obstrução do fluxo venoso hepático, na ausência de insuficiência cardíaca direita, pericardite constritiva ou doença veno-oclusiva sinusoidal. Esta obstrução pode ocorrer em pequenas veias hepáticas ou na porção supra-hepática da veia cava inferior.

Objetivos

Relatar um caso de SBC em contexto clínico hospitalar, de forma a contribuir no reconhecimento e tratamento precoces, proporcionando redução de morbimortalidade.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Feminino, 27 anos, com diagnóstico de SBC, com angioplastia para colocação de stent em veia hepática direita há 2 anos, está em uso de Varfarina 7,5mg/dia, Propranolol 40mg/dia, Espironolactona 200mg/dia, Furosemida 80mg/dia, Clopidogrel 75mg/dia. Encaminhada para o atendimento hospitalar devido a quadro de dor abdominal em andar superior, ascite e RNI fora do alvo.
Realizada TC de abdome com importante afilamento da veia cava inferior em sua porção intra hepática, stent de veia hepática direita sem opacificação, sugerindo oclusão do mesmo. Algumas colaterais periesofágicas, perigástricas e recanalização da veia paraumbilical e moderada ascite.
Em endoscopia digestiva alta realizada durante internação apresentou: varizes em esôfago distal de pequeno e médio calibre, com manchas vermelhas.
Posteriormente, foi realizado angioplastia de veia suprahepática e intrastent com balão 4 e 5mm com bom resultado angiográfico.

Conclusões/Considerações Finais

A SBC pode ser classifica de acordo com sua etiologia em: primário (quando a obstrução deve ser uma doença venosa), ou secundário (quando se atribui a uma compressão extrínseca ou a invasão por uma lesão que se origina fora das veias como neoplasias ou quistos). Na maioria dos casos se apresenta como um quadro de início súbito de dor abdominal, ascite e hepatomegalia, podendo ser assintomático.
O paciente pode permanecer assintomático por longos períodos, já que ocorre compensação da obstrução através da formação de circulação colateral. Os sintomas se tornam presentes quando se desenvolve uma estenose significativa. A principal causa primária da SBC é trombose intraluminal intrínseca, mais frequente em adultos jovens e com anormalidade hematológica subjacente, que desencadeia um estado de hipercoagulabilidade.
As opções de tratamento são anticoagulação, terapia endovascular de descompressão (trombólise, angioplastia ou shunt portossistêmico intra-hepático transjugular) ou transplante de fígado.

Palavras Chave

Budd Chiari; Trombose de Veia Cava inferior; Ascite

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LORRAYNE DE AQUINO SOLLES, LÍVIA ANGÉLICA GRUNEKE CESAR, JÉSSICA LUIZA QUINT, MAURICIO TONIAL