Dados do Trabalho


Título

ACIDENTE OFIDICO POR SERPENTE DO GENERO BOTROPICO CURSANDO EM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL HEMORRAGICO- RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

No Brasil, acidentes ocasionados por serpentes são a segunda causa dentre os tipos de envenenamento por animais peçonhentos, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde no ano de 2021, sendo o gênero Botrópico (representando pelas jararacas) responsável pela maioria desses acidentes ofídicos. A ação do veneno é citotóxica, vasculotóxica e coagulante, podendo levar a manifestações locais (dor, edema e rubor) e manifestações sistêmicas graves, como insuficiência renal aguda, síndrome compartimental e acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCh), Todavia, apesar de comuns, o diagnóstico e tratamento dos acidentes ofídicos ainda são um desafio, favorecendo muitas vezes a instalação de complicações mesmo o óbito.

Objetivos

Demonstrar complicações graves ocasionadas por acidente ofídico Botrópico, contribuindo identificação e abordagem precoces, diminuição dessa forma complicações e mortalidade.

Delineamento e Métodos

Relato de caso construído a partir da revisão de prontuário, registro de exames e revisão de literatura.

Resultados

S. E.A, masculino, 66 anos, trabalhador rural, previamente hígido, da entrada em serviço de urgência após acidente com animal ofídico em mão direita, com dor intensa, edema e equimose evidentes no local. Exames admissionais apresentaram apenas alteração em coagulograma com valor incoagulável. Dessa forma, acidente inicialmente classificado como moderado e optado pela realização de 6 ampolas de soro antiofídico botrópico devido quadro clinico e característica do animal trazido pelo paciente. Após 8 horas do acidente, paciente evolui com cefaleia holocraniana intensa associada a vômitos em jato e rebaixamento do nível de consciência. Realizado tomografia de crânio sem contraste que demostrou presença de hemorragia subaracnóidea e intraparenquimatosa, com critérios de drenagem e ampliação no número de doses do soro antiofídico para 12 ampolas, sendo encaminhado para leito de unidade de terapia intensiva.

Conclusões/Considerações Finais

Acidente ofídicos são causas comuns de procura aos serviços de urgência principalmente por acarretar em sintomas álgicos intensos. Todavia, complicações sistêmicas graves como AVCh devem ser suspeitadas principalmente na presença de coagulograma alterado associado a mudanças no quadro clinico neurológico. A identificação precoce desses quadros contribui para abordagens terapêuticas precoces e diminuição de morbimortalidade.

Palavras Chave

acidente ofídico, jararaca, hemorragia intraparenquimatosa, hemorragia subaracnóidea.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

THAIS CRISTINA CALUNGA, CARLOS HENRIQUE NOVELINO DE OLIVEIRA, LUIZA CAVALERO NOSSE, MARINA BETSCHART CANTAMESSA, JOAO UBER FOLCHINE TRINDADE