Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE SWYER-JAMES-MACLEOD ASSOCIADO A EMPIEMA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Swyer-James-MacLeod (SSJM), doença rara, é descrita por hipertransparência unilateral lobar ou de todo pulmão ao exame radiológico, sendo resultado de pneumonites ou bronquiolite obliterante (BO) na infância. A BO é uma síndrome clínica de obstrução das pequenas vias aéreas, sendo desencadeada por lesão epitelial bronquiolar e alveolar adjacentes. Esse dano dificulta o desenvolvimento normal dos ductos alveolares, levando a destruição da parede alveolar, perda da retração elástica, colapso das vias aéreas e aprisionamento de ar, com formação de bronquiectasias. As principais manifestações são episódios de infecção pulmonar, dispneia aos esforços, tosse com ou sem hemoptise e dor torácica, entretanto a maioria dos pacientes são assintomáticos. As regiões afetadas apresentam ventilação reduzida e vasoconstrição hipóxica. Portanto, a aparência típica de hipertransparência visualizada é consequência do aprisionamento de ar e redução do aporte sanguíneo. Evidencia-se tamanho do órgão normal ou reduzido, sombra hilar diminuída e hiperinsuflação. O tratamento visa controlar as infecções recorrentes, porém em casos mais graves, a pneumonectomia ou cirurgia de redução de volume pulmonar é indicada.

Objetivos

descrever o caso clínico de um paciente com SSJM associado a empiema.

Delineamento e Métodos

trata-se de um relato de caso, retrospectivo e observacional.

Resultados

Descrição do caso: Paciente masculino, 29 anos, hipertenso e com diagnóstico de SSJM em 2010, refere tosse seca, febre e calafrios há um mês, sendo então realizado alguns tratamentos com antibioticoterapia para suspeita de infecções de vias aéreas superiores e pneumonia adquirida na comunidade, porém sem resolutividade. Persistente sem melhora do quadro, foi encaminhado para internamento hospitalar. Na tomografia computadorizada de tórax da admissão, evidenciou-se em pulmão direito, consolidação heterogênea e cavitação associada a provável empiema. Em avaliação ultrassonográfica a beira leito e broncoscopia, fora indicado pleuroscopia com coleta de material para bioquímica. Sendo então, realizada toracotomia exploradora à direita, com citologia do líquido pleural revelando elevada leucocitose, porém sem desenvolvimento de micro-organismos na amostra.

Conclusões/Considerações Finais

Relatou-se um caso raro da SSJM sintomático com tosse e febre associado a presença de empiema, com necessidade de abordagem cirúrgica após tratamento clínico com múltiplos antibióticos em regime ambulatorial e hospitalar.

Palavras Chave

síndrome de Swyer-James-MacLeod; empiema; bronquiolite obliterante.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Plnalto Catarinense - Santa Catarina - Brasil

Autores

NICOLAS LUZ SILVEIRA MANICA, EDUARDO CARNEIRO DIAS, PAMELA MAYARA DA SILVA CASEMIRO, GABRIELI EMELI ZANCHET, MARCIO COSTA DA SILVA AVILA