Dados do Trabalho


Título

TENDENCIA TEMPORAL, DISTRIBUIÇAO REGIONAL E PERFIL DA MORBIMORTALIDADE POR QUEIMADURA NA INFANCIA EM SANTA CATARINA NO PERIODO DE 2012 A 2021

Fundamentação teórica/Introdução

As queimaduras são um grande desafio da saúde pública devido a alta morbimortalidade e prejuízo na qualidade de vida da vítima. Elas afetam desproporcionalmente as populações de menor nível socioeconômico, resultando em elevados custos para o setor de saúde em diversos países, incluindo o Brasil.

Objetivos

Analisar a tendência temporal e o perfil epidemiológico da morbimortalidade hospitalar por queimadura em crianças de 0 a 9 anos, em Santa Catarina, no período de 2012 a 2021.

Delineamento e Métodos

Estudo ecológico, retrospectivo, observacional, com abordagem quantitativa e análise de tendência temporal da morbimortalidade por queimadura em Santa Catarina, com dados obtidos dos Sistemas de Informações Hospitalar e Sistema de Informações de Mortalidade disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Análise temporal pelo Teste de Correlação de Spearman.

Resultados

Verificada tendência de crescimento na taxa geral de internação (Spearman = 0,806; p<0,005) por queimaduras em Santa Catarina no período analisado. Houve maior prevalência no sexo masculino (Razão de prevalência 1,68), na população de 0 a 4 anos (Razão de Prevalência 3,08) e na região da Grande Florianópolis (Taxa Média 23,22%). Predominou o grupo classificado como médio queimado (Taxa Média 25,67%) e as internações por períodos de 0 a 3 dias (Taxa média 50,25%). As queimaduras em cabeça, pescoço e tronco (Taxa Média 32,25%) foram as mais prevalentes.

Conclusões/Considerações Finais

Observou uma tendência de crescimento na taxa de internação por queimaduras em crianças no Estado de Santa Catarina. Com maior prevalência de internação no sexo masculino, na faixa etária de 0 a 4 anos e na região da Grande Florianópolis. Predomínio de pacientes classificados como médio queimados e de queimaduras em cabeça, pescoço e tronco, com maior taxa de internações de curta duração (0 a 3 dias).

Palavras Chave

Palavras-chave: Queimaduras, hospitalização, criança, superfície corporal
Keywords: Burns, hospitalization, child, body surface area

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ISADORA CUNHA DAMASCENO, BÁRBARA CRISTINA AMARO ROCHA, BEATRIZ RODRIGUEZ DE OLIVEIRA CARREIRÃO , MARIA JÚLIA KUHNEN DUTRA, FLAVIO RICARDO LIBERALI MAGAJEWSKI