Dados do Trabalho


Título

AVANÇOS NO TRATAMENTO ENDOVASCULAR DO AVC ISQUEMICO

Fundamentação teórica/Introdução

O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) decorre da obstrução da luz do vaso e corresponde a 85% dos acidentes vasculares cerebrais. Apresenta fatores de risco como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus, hipercolesterolemia e tabagismo. É uma emergência neurológica e o tratamento imediato deve ser realizado. Entre as terapias a serem usadas estão a trombólise venosa, tratamento de escolha se realizada em até 4 horas e meia do início dos sintomas, e a trombectomia mecânica, indicada em casos de oclusão proximal de grande artéria de circulação anterior e que pode pode ser indicada em até 24 horas do início dos sintomas.

Objetivos

Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a trombectomia mecânica, assim como sua eficácia no tratamento do AVCi.

Delineamento e Métodos

Análise retrospectiva de 16 casos submetidos à trombectomia mecânica no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2022 a partir de uma base de dados de um serviço de neurocirurgia. As variáveis analisadas foram idade, comorbidades, sintomas pré procedimento, topografia da lesão e complicações.

Resultados

Avaliados 16 pacientes submetidos à trombectomia mecânica com idade variando de 26 a 75 anos. Como comorbidades associadas, houve prevalência de HAS, relatada em 10 pacientes. Além disso, 7 pacientes diabéticos, 6 dislipidêmicos e 3 tabagistas. Nenhum dos pacientes possuía história médica pregressa de AVCi ou ataque isquêmico transitório prévios. Os sintomas relatados na admissão foram afasia (10 pacientes), déficit motor (15 pacientes), alteração de consciência (11 pacientes), tonturas (2 pacientes), anisocoria (1 paciente) e agitação psicomotora (1 paciente). Em relação à topografia da lesão, 13 pacientes tiveram oclusão de artéria cerebral média, ademais, 3 acometimentos de artéria carótida interna, 1 acometimento de artéria cerebral posterior e 1 acometimento de artéria cerebral anterior (ACA). Entre todos os casos relatados, apenas 1 caso permaneceu com oclusão arterial de ACA.

Conclusões/Considerações Finais

Conclui-se que a incidência de AVCi aumenta conforme a idade, e que os fatores de risco estão presentes na maioria dos pacientes, predominando neste estudo a HAS. Os sintomas relatados variaram, e devido à maior incidência de acometimento de artéria cerebral média os sintomas motores apareceram na maioria dos casos. O tratamento com trombectomia mecânica apresentou resultados favoráveis, com melhora clínica em quase todos os casos relatados.

Palavras Chave

AVC isquêmico, trombectomia mecânica, endovascular, tratamento.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

GABRIEL FERNANDO VOLTOLINI FERREIRA, ANA VICTÓRIA KALINOWSKI, PIETRA CANI LINZMEIER, MARCELLA MARQUES COSTA SPERB, LEANDRO JOSÉ HAAS