Dados do Trabalho


Título

TAMPONAMENTO CARDIACO POR TUBERCULOSE PERICARDICA: DESCRIÇAO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A tuberculose (TB), apesar de ser tipicamente uma doença pulmonar, pode envolver o coração. Sinais e sintomas clássicos de pericardite aguda, como dor torácica e atrito pericárdico, não são comuns na pericardite tuberculosa (TP), o que pode atrasar o diagnóstico. As manifestações clínicas do acometimento cardiovascular pela TB dependem da taxa de acúmulo de líquido e de sinais de restrição ao enchimento ventricular com efeito hemodinâmico na contração cardíaca.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é informar sobre uma forma de apresentação atípica da tuberculose, que pode evoluir para tamponamento cardíaco. Com elevado potencial de mortalidade se não conduzida de forma efetiva.

Delineamento e Métodos

Relato de caso de tamponamento cardíaco em jovem de 22 anos.

Resultados

Paciente, 22 anos, masculino, com relato de febre, dor torácica ventilatório dependente, dispneia aos mínimos esforços e edema de membros inferiores de início há um mês. Nega comorbidades. Os exames complementares constataram: tomografia de tórax acometimento em vidro fosco 75%, com derrame pleural bilateral e derrame pericárdico associado espessamento pericárdico; Sorologias virais e HIV negativas; Ecocardiograma transtorácico mostrou derrame pericárdico difuso de grau acentuado com maior lâmina medindo 54mm e com sinais de repercussão hemodinâmica (swing heart). Paciente evolui com piora progressiva, taquicardia, turgência jugular e hipotensão. Realizado pericardiocentese de alívio e pericardiectomia que durante procedimento observou-se pericárdio bastante espessado com áreas de calcificação discretas e grumos entre pericárdio parietal e visceral. Teste rápido molecular do líquido positivo para Mycobacterium tuberculosis e desidrogenase láctica de 1533,56 (referência 40U/L), bacilos álcool-ácido resistente negativo. A partir dos dados clínicos e laboratoriais foi estabelecido o diagnóstico de tuberculose pericárdica e iniciado o tratamento com o esquema básico para TB, paciente evoluiu com melhora clínica e recebeu alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

As manifestações clínicas da tuberculose pericárdica são sinais sistêmicos progressivos de insuficiência cardíaca. Se o acúmulo de líquido for rápido e os mecanismos compensatórios não forem suficientes, o paciente manifestará taquicardia e hipotensão. Se nenhum tratamento for realizado, até metade pode progredir para tamponamento. Dessa forma é importante uma propedêutica complementar com o início precoce do esquema terapêutico e a avaliação da necessidade de pericardiectomia para os casos refratários.

Palavras Chave

Pericardite. Tuberculose. Tamponamento cardíaco. Pericadiectomia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Dr. Carlos Macieira - Maranhão - Brasil

Autores

CAMILA BATISTA ALVES, AMANDA HENRIQUE SANTANA, JOSÉ KLEBER FIGUEIREDO, VINÍCIUS JOSÉ SILVA NINA