Dados do Trabalho


Título

Primeiro caso de miocardite por Zika relatado no Brasil

Fundamentação teórica/Introdução

Arboviroses apresentam-se hoje com alta incidência no Brasil, apesar de sintomatologia autolimitada é importante a identificação de complicações mais raras associadas.

Objetivos

O objetivo do trabalho é expor complicações cardíacas relacionadas a infecção por zika para fomentar mais estudos e pesquisas sobre o tema e despertar o olhar clinico na avaliação do paciente com doença grave.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Trata-se de um homem, 36 anos, porteiro, residente no sul do estado da Bahia, sem comorbidades prévias. O paciente foi admitido em unidade hospitalar no dia 07/03/2023 com dispneia e edema em membros inferiores com caráter progressivo nos últimos 30 dias, além disso relatou que cursou com febre e artralgia ao inicio do quadro. Apresentou sorologias do dia 14/02/2023 Chikungunya IgG+, Oropouche - , Zika IgM- e IgG+. Durante internação realizou ecocardiograma que evidenciou dilatação das câmaras esquerdas, comprometimento difuso e moderado da função sistólica do ventrículo esquerdo, disfunção diastólica do ventrículo esquerdo grau III, insuficiência discreta das mitral, aórtica e tricúspide. Hipertensão pulmonar discreta, derrame pericárdico discreto, veia cava inferior dilatada e túrgida. Fração de ejeção (Treicholz) 31%. Hipocinesia difusa de ventrículos direito e esquerdo. Iniciado tratamento para insuficiência cardíaca congestiva, e solicitado novo painel viral (21/03/2023): Zika IgM+/IgG+, chikungunya IgG+/ (27/03/2023) Zika IgM+. O paciente evoluiu com melhora dos sintomas após medidas instituídas e teve alta hospitalar com medicações otimizadas. Em novo ecocardiograma 11/07/2023 apresentou câmaras cardíacas com dimensões normais, contratilidade sem alterações, disfunção diastólica do ventrículo esquerdo grau I, insuficiência valvar mitral discreta. Função sistólica biventricular preservada. Fração de ejeção (Treicholz) 60%.

Conclusões/Considerações Finais

Este é o primeiro relato de caso brasileiro com complicação cardíaca relacionado ao Zika, um modelo primata recente identificou RNA viral em tecido cardíaco 5 dias após infecção. As miocardites virais são bastante conhecidas, no entanto, tendo um arbovirus como agente etiológico, é causa pouco estudada. No contexto de alta prevalência de arbovírus , como é o caso do Brasil, se tratando de miocardite é importante ter zika vírus como possível agente etiológico nas hipóteses diagnósticas.

Palavras Chave

Arbovirose, zika, miocardite

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães - Bahia - Brasil

Autores

LUIZA ROCHA SILVA, BEATRIZ SETENTA FERREIRA , JÚLIO CÉSAR SOARES SANTOS, FERNANDO J HERNANDEZ ROMERO