Dados do Trabalho


Título

O RECONHECIMENTO DE SINAIS E SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO, ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E CRISES HIPERGLICEMICAS PELA POPULAÇAO LEIGA EM UMA UNIDADE DE ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE DE FORTALEZA, CE, BRASIL

Fundamentação teórica/Introdução

Doenças cardiovasculares, como o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) estão entre as principais causas de morte no Brasil. A Cetoacidose Diabética (CD) e Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar (EHH) possuem altas taxas de mortalidade se não tratadas. IAM, AVC, CD e EHH são patologias que carecem de diagnóstico e de tratamento precoce para redução da morbimortalidade.

Objetivos

Avaliar o reconhecimento de sinais e sintomas do IAM, AVC e crises hiperglicêmicas pelos leigos.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal, quantitativo, descritivo e analítico, realizado de março a agosto de 2022 em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, com 213 pessoas, excluindo profissionais da saúde, menores de 18 anos de idade e não assinantes do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Utilizou-se questionário semiestruturado e pré-testado, e intervenção com cartilha entre pré e pós-teste. Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Science 24.0. Reconheceu corretamente toda a sintomatologia o participante que marcou as opções corretas sem os distratores. O teste de McNemar considerou significativo p < 0,05. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o parecer do número 4.915.503.

Resultados

Minoria reconheceu adequadamente, sem distratores, sinais/sintomas no pré-teste, sendo 17 (8%) IAM, 58 (27%) AVC e 45 (21%) CD/EHH. No IAM, “dor súbita/desconforto no peito” foi detectado por todos, porém 53 (25%) identificaram "dor/desconforto na mandíbula e/ou pescoço”. No AVC, “desvio da boca” foi identificado por todos, mas 84 (39%) assinalaram o distrator “falta de ar e dor no peito”. A sintomatologia mais relacionada à CD/EHH no pré-teste foi “sonolência e cansaço excessivo” 200 (94%), entretanto 28 (13%) marcaram o distrator “perda de apetite e ganho de peso”. O teste de McNemar exibiu p < 0,001 para todas as comorbidades na comparação da identificação adequada entre pré e pós-teste. Pessoas que não reconheceram corretamente antes da intervenção e reconheceram após foram 151 (77%) IAM, 130 (83%) AVC e 130 (77%) CD/EHH.

Conclusões/Considerações Finais

Houve correlações incorretas de sinais/sintomas com as doenças estudadas no pré-teste. A intervenção melhorou o conhecimento do público pesquisado, evidenciando a importância da educação em saúde como estratégia para o tratamento rápido e eficaz dessas comorbidades.

Palavras Chave

sinais e sintomas; infarto do miocárdio; acidente vascular cerebral; hiperglicemia; população.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

AMANDA GOMES BARROS MAIA, JOÃO CAIRO COELHO DE ANDRADE, JONATAS DE SOUSA PAULA, ISADORA LIMA PONTES, FRANCISCO JOSÉ MAIA PINTO