Dados do Trabalho


Título

PARACOCCIDIOIDOMICOSE ASSOCIADA A NODULOS PULMONARES CAVITADOS EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE

Fundamentação teórica/Introdução

A Paracoccidioidomicose é uma doença fúngica sistêmica endêmica na América Latina que afeta principalmente os sistemas respiratório e tegumentar. O diagnóstico precoce é desafiador devido à natureza multifacetada da doença e à sobreposição de sintomas com outras condições pulmonares e sistêmicas.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é destacar o desafio envolvido no diagnóstico da paracoccidioidomicose em um paciente imunocompetente com sintomas respiratórios, além da importância do tratamento precoce para melhor prognóstico da doença.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente masculino, 60 anos, técnico em pavimentação - exposição laboral a solo em revolvimento, ex-tabagista . Admitido no pronto atendimento com história de tosse produtiva e dispneia progressiva de início há 40 dias, associado a perda de peso e febre. Exames laboratoriais iniciais indicaram fase aguda da doença, e a radiografia de tórax revelou áreas de consolidação disseminadas. Iniciado tratamento com Ceftriaxona pela suspeita de infecção pulmonar bacteriana. Posteriormente, uma tomografia computadorizada (TC) de tórax revelou múltiplos nódulos sólidos, de contornos irregulares, alguns cavitados, difusos e confluentes em ambos os pulmões. Testes para Tuberculose, Hepatite, HIV e HTLV foram não reagentes. Testes reumatológicos mostraram resultados reagentes para FAN com padrão nucleolar homogêneo. Diante da ausência de resposta clínica adequada, foi levantada a suspeita de micose sistêmica. Realizado lavado broncoalveolar, mas não houve crescimento bacteriano, e a pesquisa de fungos foi negativa. O exame anatomopatológico de broncoscopia evidenciou processo inflamatório crônico inespecífico e metaplasia escamosa focal. Uma segmentectomia pulmonar foi realizada para biópsia, que confirmou a paracoccidioidomicose pulmonar causada pelo Paracoccidioides brasiliensis. Iniciado tratamento com itraconazol e encaminhado ao ambulatório de infectologia para acompanhamento.

Conclusões/Considerações Finais

O caso clínico destaca a importância da suspeição de infecção fúngica sistêmica, ressaltando a complexidade do diagnóstico devido à sobreposição de sintomas com outras condições respiratórias. Ao final, foi possível chegar a um diagnóstico de paracoccidioidomicose pulmonar, o que destaca a importância da consideração de infecções fúngicas nesse contexto clínico.

Palavras Chave

Paracoccidioidomicose, nódulos pulmonares.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

JULIA DUARTE RUIZ COSTA, ISABELA GALANTINI SILVEIRA , LUIZ GUSTAVO COSTA NEVES , LORENA DE SOUZA CARVALHO, AUGUSTO DOMINGHETTI NETO