Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇAO DE LINFOMA DO MEDITERRANEO EM PACIENTE RENAL CRONICO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

O linfoma do mediterrâneo compõe o grupo das doenças imunoproliferativas, é um tumor intestinal bastante raro. A manifestação inicial é caracterizada por quadro diarreico e, posteriormente, esteatorreia, pode ser acompanhada de dor abdominal, baqueteamento digital e febre. Geralmente ocasiona intensa má absorção e frequentemente ocorre em indivíduos jovens, entre 20 e 30 anos. O diagnóstico pode ser realizado pela presença de uma eletroforese hipergamaglobulinemia ou aspecto monoclonal dos linfomas. Ademais, pode ser utilizada a coloração imuno-histoquímica da biópsia do intestino delgado.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente em investigação diagnóstica para linfoma do mediterrâneo.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

M.V, sexo masculino, 40 anos, anteriormente com histórico de forte abuso de anabolizantes e anti-inflamatórios não esteroides, relata que iniciou quadro de edema em membros inferiores há 8 anos, associado a diarreia e astenia. Na época, foi diagnosticado com Glomeruloesclerose Segmentar Focal (GESF), seguindo em acompanhamento ambulatorial. Há um ano, deu entrada em serviço terciário com queixa de diarreia líquida há mais de 3 meses, com cerca de 12 evacuações por dia, associado a esteatorreia e restos alimentares. Referia perda ponderal de 10 quilogramas no período, além de hiporexia e dificuldade de deglutição. Queixava-se de dispneia aos mínimos esforços. Ao exame físico, o paciente apresentava quadro de anasarca e submacicez pulmonar difusa, além de estertores grossos e pectorilóquia fônica. À endoscopia, evidenciou-se duodenite moderada. Valores de elastase pancreática 103 mcg/g de fezes e alfa-antitripsina fecal 0,6mg/g de fezes. Atualmente, diante de toda investigação diagnóstica sem alterações que justificassem o quadro, considera-se a busca por imuno-histoquímica da biópsia de delgado para confirmação diagnóstica.

Conclusões/Considerações Finais

Este estudo aborda a investigação de uma doença rara, de difícil diagnóstico, pertencente ao grupo das doenças imunoproliferativas, que atinge preferencialmente jovens e causa grande quadro de má absorção, sendo muitas vezes causa de óbito por desnutrição, sepse ou obstrução intestinal secundária ao envolvimento intestinal ou de órgãos adjacentes.

Palavras Chave

Linfoma; Diagnóstico Diferencial; Doenças Raras

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Autores

GYOVANNA RODRIGUES CARDOSO, PAMELLA CUNHA LÚCIO, SAADALLAH AZOR FAKHOURI FILHO