Dados do Trabalho


Título

GRANULOMATOSE COM POLIANGIITE: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Granulomatose com Poliangiite (Granulomatose de Wegener) é uma vasculite necrosante que acomete pequenos e médios vasos, principalmente do trato respiratório superior, inferior e rim. Pode ser localizada, sistêmica ou generalizada.

Objetivos

Relatar um caso de Granulomatose com poliangiite mostrando as diferentes manifestações clínicas e, cujo sintomas podem se agravar e evoluir para óbito rapidamente.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

RMS, 39 anos, feminino, procurou atendimento por dispnéia aos esforços há 7 dias. Há 3 meses apresentava mialgia, febre, artralgia, rigidez matinal, queda de cabelos, úlcera oral, lesões em MMII com características de vasculite associadas a artrite migratória e hematúria. Nega melena. História de Covid-10 em Janeiro/2022. Em 25/04/22 iniciou quadro de odinofagia e febre, sendo medicada com Penicilina Benzatina. Em 04/05 apresentou tosse e dispneia. Em 07/05 foi admitida na UTI, pálida, dispneica, em uso de máscara de O2, apresentando petéquias em membros inferiores. Hemoglobina na admissão: 6,7. Na tomografia computadorizada de tórax demonstrou infiltrado alveolar bilateral. Evoluiu com piora da insuficiência respiratória, sendo necessário realizar intubação orotraqueal, e drogas vasoativas. Na intubação, apresentou hemoptise maciça. Manteve-se com choque refratário mesmo em uso de altas doses de noradrenalina, vasopressina e hemotransfusão. Evoluiu para PCR em assistolia por 7 min, realizado protocolo de RCP, conforme ACLS, com retorno à circulação espontânea. Nova PCR, evoluindo para óbito.Os achados clínicos e laboratoriais juntamente com a positividade do c-ANCA permitem sugerir o diagnóstico de Granulomatose com poliangiite (Granulomatose de Wegner), a qual possui etiologia incerta, sugerindo fator autoimune relacionado com episódios infecciosos, farmacológicos e ambientais.

Conclusões/Considerações Finais

Os pacientes com Granulomatose de Wegener geralmente apresentam acometimento do trato respiratório superior, com a formação de granulomas pulmonares, associado ao acometimento renal, que é visto em mais de 75% dos casos sem tratamento. A doença costuma ser rapidamente fatal. As formas graves devem ser tratadas com pulso de Metilprednisolona e Ciclofosfamida.

Palavras Chave

Vasculite, Trato respiratório, lesão renal.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Associação Beneficente São Francisco de Assis - Paraná - Brasil

Autores

SAMANTHA CARLA RODRIGUES VIEIRA, SUELEN STEFANONI BRANDÃO, JAÍNE THAIS GABRIEL PEDRON, THAISE GRUCHOWSKI VIEIRA, FABIANA BALBINO SANT´ANA FUCK