Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SINDROME DE TAKOTSUBO INVERTIDO NA INTOXICAÇAO POR COCAINA.

Fundamentação teórica/Introdução

1. Introdução: A Síndrome de Takotsubo Invertido (STI) consiste em uma variável da Síndrome de Takotsubo, uma cardiomiopatia reversível, relacionada ao estresse físico ou psíquico, sendo mais comum em mulheres menopausadas, podendo simular uma síndrome coronariana aguda. Ocorre uma denervação nos segmentos basais do coração, associado a hipercinesia dos segmentos apicais, invertendo o padrão contrátil e modificando a conformação do ventrículo esquerdo. Sendo a cocaína uma droga adrenérgica, é possível identificar alterações transitórias do miocárdio, como a STI.

Objetivos

2. Objetivos: Relatar um caso de STI relacionado ao uso de cocaína.

Delineamento e Métodos

3. Delineamento e Métodos: Relato de caso.

Resultados

4. Descrição do caso: Homem, 32 anos, previamente hígido, tabagista e estilista. Relatou, após oito dias de internação, uso abundante de cocaína dias antes. Histórico recente de Leptospirose com evolução para lesão renal aguda, em melhora. Procura pronto atendimento devido ao pico hipertensivo (194/141 mmHg), dorsalgia intensa, amaurose e dessaturação (78% em ar ambiente). Eletrocardiograma de admissão constou taquicardia sinusal. Evoluiu com convulsão tônico-clônica generalizada, sendo necessário intubação orotraqueal e drogas vasoativas (DVA). Ecocardiograma transtorácico (ETT) evidenciou Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo (FEVE) em 30%, acinesia das porções medial e basal, e normocinesia apical, sugerindo STI. Tomografia computadorizada de crânio com hemorragia subaracnóide (HSA). Realizado administração de nimodipino, dobutamina e mantido DVA, evoluindo com melhora clínica e extubado após dois dias, seguido de desmame da DVA. Evoluiu com delirium, agitação e confusão mental, iniciado então precedex, quetiapina e haloperidol. Solicitado novo ETT, que evidenciou a FEVE em 46% e melhora da acinesia. Com a estabilização hemodinâmica, houve melhora da amaurose e da HSA. Quatorze dias após internação, houve resolução completa do quadro clínico, recebendo alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

5. Conclusão: Este relato de caso ilustra uma possível associação entre o uso de cocaína e o desenvolvimento da síndrome de Takotsubo. Acredita-se que a cocaína, um potente estimulante do sistema nervoso central, possa ter desencadeado a síndrome de Takotsubo através de mecanismos que ainda não estão completamente esclarecidos. O aumento súbito dos níveis de catecolaminas induzido pela cocaína pode levar a uma disfunção transitória da contratilidade miocárdica, resultando no padrão característico de STI.

Palavras Chave

Palavras Chaves: Cardiomiopatia de Takotsubo; Intoxicação; Cocaína; Drogadição.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE - Santa Catarina - Brasil, Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARIA CAROLINA PACHECO, DANIELI SCHMITT TOMAZ, ANA LUIZA PADUANO, MARCUS VINICIUS BOTELHO DO COUTO, LUÍS EDUARDO DA ROCHA SILVEIRA