Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE STILL DO ADULTO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A doença de Still do adulto (DSA) é um distúrbio inflamatório caracterizado por febres diárias, artrite e uma erupção cutânea evanescente. Trata-se de uma doença rara, de etiologia desconhecida e de difícil diagnóstico.

Objetivos

Relatar um caso de doença de Still do adulto e discutir as manifestações clínicas e laboratoriais envolvidas para estabelecer o diagnóstico.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente sexo masculino, 29 anos, previamente hígido, foi encaminhado a um ambulatório de Reumatologia com quadro febril, diarreia autolimitada e poliartralgia há 2 meses, associado a rash eritematoso e pruriginoso. Além disso, relatou odinofagia e pneumonia concomitante ao quadro clínico. Ao exame físico, paciente encontrava-se em bom estado geral, sinais vitais estáveis, apresentava artralgia difusa em punhos, ombros, tornozelos, pequenas articulações de mãos, referiu ainda rigidez matinal esporádica e melhora parcial ao uso de AINE. Foram solicitados exames de imagem, laboratoriais e sorologias que fecharam critérios diagnósticos para Doença de Still do adulto. O paciente segue em tratamento ambulatorial com glicocorticoide e droga antirreumática modificadora de doença, com remissão dos sintomas.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico da doença de Still do adulto é, em parte, um diagnóstico de exclusão que geralmente pode ser feito com base na presença de características clínicas e laboratoriais na ausência de outra condição que possa causar sintomas e achados semelhantes. Existem alguns critérios maiores e menores já estabelecidos na literatura para facilitar o diagnóstico da DSA. As principais manifestações clínicas abrangem a febre, erupção cutânea e artrite ou artralgia, estando presentes na maioria dos pacientes. Vários achados laboratoriais são característicos, incluindo a ferritina, que geralmente é acompanhada por leucocitose, aminotransferases hepáticas elevadas e outras alterações também são observadas.

Palavras Chave

DOENÇA DE STILL
FERRITINA
ERITEMA
FEBRE

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL CHAMA - Alagoas - Brasil

Autores

AGATHA PRADO DE LIMA, VINÍCIUS VIDAL MENEZES, TARCIANE LILIA SANTOS, THIAGO CAVALCANTI LEAL, ETVALDO RODRIGUES DA SILVA FILHO