Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: MANEJO DE HIPOPARATIREOIDISMO IDIOPATICO COM EVOLUÇAO PARA DOENÇA RENAL CRONICA APOS SUPLEMENTAÇAO ORAL DE CALCIO

Fundamentação teórica/Introdução

O hipoparatireoidismo primário é uma condição rara caracterizada pela hipocalcemia, hiperfosfatemia, calciúria e produção insuficiente, ou ausente, de paratormônio (PTH). Apesar do manejo ser consenso, ele não é capaz de substituir ações do PTH no rim e pode interferir na função a longo prazo, levando a doença renal crônica.

Objetivos

Alertar, através de um relato de caso, o desenvolvimento de doença renal crônica causada pela suplementação de cálcio, em paciente com hipoparatireoidismo.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

JCMB, homem, 63 anos, encaminhado de serviço externo já diagnosticado com hipoparatireoidismo, porém sem etiologia definida. Estava em uso de carbonato de cálcio 2g/dia, relatava parestesia, fadiga, confusão mental e constipação. Cintilografia de paratireoides: ausência de tecido paratireoidiano hiperfuncionante; ultrassonografia de rins e vias urinárias: normal bilateralmente. Laboratório: piora progressiva da função renal, creatinina: 1,47

Conclusões/Considerações Finais

O hipoparatireoidismo primário é uma síndrome rara, com diversas etiologias. Seu manejo consiste na reposição oral de cálcio e, maior absorção desse eletrólito no trato gastrointestinal. Contudo, a longo prazo, pode levar a piora da função renal e comprometimento da qualidade de vida. Logo, o conhecimento acerca de terapia alternativa com rhPTH e a monitorização laboratorial da função renal podem ser determinantes no seguimento desses pacientes.

Palavras Chave

HIPOPARATIREOIDISMO; INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA; HIPOCALCEMIA; HORMÔNIO PARATIREÓIDEO.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

ANA CLARA CHARANTOLA BELONI, ANA BEATRIZ CHARANTOLA BELONI, MARIANA JUNQUEIRA FRANCO, DANIEL RINALDI DOS SANTOS