Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS DO PERFIL-EPIDEMIOLOGICO DA DENGUE NO ESTADO DO TOCANTINS EM 2022

Fundamentação teórica/Introdução

A Dengue é a arbovirose mais endêmica no Brasil, e sua epidemiologia se altera conforme a região geográfica e os fatores socioeconômicos. Em 2022 o Tocantins foi responsável pela maior taxa de incidência da doença no Norte do país. Este representa uma área sugestiva à ocorrência da infecção devido ao clima quente e úmido, com períodos chuvosos onde ocorre a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Objetivos

Analisar e compreender o perfil epidemiológico da Dengue no estado do Tocantins no ano de 2022.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e de abordagem quantitativa. Analisou-se dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN). O levantamento foi realizado com base no número de casos prováveis e notificados da doença, relacionados aos indicadores: cidades mais afetadas, mês de notificação, sexo, faixa etária, raça, critérios de confirmação e evolução.

Resultados

Durante o ano compreendido foram notificados 21.015 casos no estado, com prevalência maior na capital Palmas de aproximadamente 57% e em seguida no município de Araguaína 6,9%. De acordo com os dados a dengue predomina no primeiro semestre com 18.557 infectados, sendo as variáveis mais acometidas, o sexo feminino (53%), a faixa etária de 20-39 anos (37%) e a etnia parda (71,8%). Segundo os métodos diagnósticos, a maioria foram definidos por critério clinico-epidemiológico (62,63%) e laboratorial (32%). Em suma, apesar de 19.410 infectados terem evoluído com cura, 8 pessoas chegaram a óbito.

Conclusões/Considerações Finais

Diante desse contexto, ressalta-se que a Dengue configura um grande problema de saúde no Tocantins e que há a necessidade de implementar mais estratégias voltadas para redução do número de casos e monitoramento dos existentes. Assim, o presente estudo poderá servir como base para elaboração de medidas públicas que visem a prevenção contra os vetores e assistência aos casos graves nos locais mais propícios a serem afetados.

Palavras Chave

Dengue. Epidemiologia. Tocantins.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC) - Tocantins - Brasil

Autores

THALITA RODRIGUES LIMA GOULART, ÉRICA PARREÃO CUNHA, NICOLE FALONE RESENDE HONORATO, VINÍCIUS BARROSO DE SOUSA, RAFAELLA DIAS GALVÃO