Dados do Trabalho


Título

BUDD-CHIARI EM PACIENTE JOVEM, SEM ETIOLOGIA IDENTIFICADA : RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Budd-Chiari (SBC) é uma condição hepática venosa rara em adultos jovens, podendo se manifestar de forma aguda, subaguda ou crônica, resultando em hipertensão portal. A etiopatogênese varia entre países orientais e ocidentais, sendo a causa predominante em países ocidentais relacionada à origem trombótica, diferindo do caso abordado no estudo.

Objetivos

Este estudo se propõe a descrever um caso de Budd-Chiari em paciente jovem, sem etiologia identificada e sem sintomas decorrentes da trombose.

Delineamento e Métodos

Apresentação de um estudo sobre um Relato de Caso que engloba detalhes acerca das condições clínicas e diagnósticas encontradas em um prontuário médico, juntamente com uma revisão da literatura pertinente.

Resultados

Paciente, 22 anos, com histórico de esquizofrenia hebefrênica e hipotireoidismo, internou-se para investigação de bicitopenia (Hb 5,9 g/dL e 81000 plaquetas). Exames iniciais mostraram ferropenia, sendo indicada a realização de endoscopia digestiva alta para buscar focos de sangramento. No exame foram visualizadas varizes esofágicas de médio calibre sem red spots com prolongamento para fundo gástrico (GOV-2). A ultrassonografia de abdome mostrou sinais de hepatopatia crônica, realizou então tomografia com contraste, de SBC. Paciente e familiares negavam quadro prévio de aumento do volume ou dor abdominal. Além de esplenomegalia (Boyd 2) não apresentava outros sinais de hepatopatia crônica ao exame físico. A investigação etiológica incluiu pesquisas mutações de JAK-2, fator V de Leiden e gene da protrombina, síndrome antifosfolípide, lúpus e hemoglobinúria paroxística noturna, sendo todos os resultados negativos.

Conclusões/Considerações Finais

Em suma, este estudo descreve um paciente jovem com SBC de etiologia não identificada, representando um cenário raro e desafiador. A ausência de sintomas agudos decorrentes de trombose e os resultados negativos nos testes para diversas causas trombogênicas ressaltam a complexidade do diagnóstico. A compreensão aprofundada dos mecanismos envolvidos na SBC é essencial para melhorar o manejo clínico e a identificação de possíveis tratamentos efetivos. A apresentação deste caso contribui para o conhecimento médico e destaca a importância da investigação minuciosa diante de quadros atípicos, a fim de aprimorar a abordagem diagnóstica e terapêutica para pacientes com essa rara condição hepática.

Palavras Chave

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantidio - Ceará - Brasil

Autores

SARAH CRUZ DE SANTANA, LUIZA EDUARDA DE MATTOS GEHLEN, TADEU GONCALVES DE LIMA, GUSTAVO SÁ PALÁCIO CÂMARA SÁ PALÁCIO CÂMARA , WÊNDEL CARVALHO DE OLIVEIRA