Dados do Trabalho


Título

USO DE TERAPIA HIPERBARICA NO TRATAMENTO DE SINDROME DE FOURNIER: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Fournier é uma infecção rara com alta mortalidade que irá resultar em fasciite necrosante na região perineal e genital  e que apresenta grande melhora ao associar  o rápido diagnóstico clínico à terapia hiperbárica.

Objetivos

Relatar a importância de um diagnóstico clínico rápido na síndrome de Fournier atrelado a terapia hiperbárica para melhor recuperação.

Delineamento e Métodos

Relato de caso, retrospectivo, observacional.

Resultados

Homem, 43 anos, esquizofrênico, transferido da UPA São Pedro para o Hospital Regional Dr João Penido apresentando quadro de inchaço escrotal a 3 dias, indolor, disúria, urina fétida e escurecida, relatando episódios febris nesse período, sem história de tabagismo e etilismo. Sendo iniciado Ceftriaxone, num primeiro momento. No dia seguinte, após análise da nefrologia foi constatada infecção de pênis e bolsa escrotal com secreção purulenta,Fasciíte Necrosante Escrotal, quando foi encaminhado para urologia e indicado cirurgia de urgência para debridamento da lesão. Após cirurgia, o paciente foi encaminhado para CTI onde iníciou  antibioticoterapia adequada, foi notado presença de lesão com quebra de continuidade da pele com exposição testicular bilateral e saída de secreção exsudativa amarelada. Estabilizado o paciente, como forma de tratamento complementar, iniciaram a terapia hiperbárica, no Hospital Albert Sabin, para potencializar a cicatrização tecidual da Síndrome de Fournier já debridada, enquanto aguardava enxertia. Após algumas sessões, foi observado grande melhora constitucional do tecido previamente necrosado, sendo possível seu fechamento pela cirurgia plástica.

Conclusões/Considerações Finais

O rápido diagnóstico clínico associado à terapia hiperbárica é responsável por um melhor prognóstico e diminuição de comorbidade em relação à síndrome de Fournier.

Palavras Chave

Síndrome de Fournier; Terapia Hiperbárica; Fasciíte Necrosante.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANNA LUIZA VIANA BARROS, CRISTIANNE NOGUEIRA MEDEIROS NOGUEIRA MEDEIROS, MATHEUS DA COSTA DE SOUZA BARROS, GABRIEL DA COSTA DE SOUZA BARROS