Dados do Trabalho


Título

PANCREATITE PARADUODENAL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Pancreatite Paraduodenal (PP) é uma rara inflamação entre cabeça do pâncreas e duodeno, podendo ser aguda ou crônica. Sintomas comuns incluem perda de peso, náuseas e dores abdominais persistentes. Fatores como álcool e tabaco podem estar envolvidos na etiologia da doença. Diagnóstico preciso é desafiador, exigindo análise clínica e de imagem. O diagnóstico de Pancreatite Paraduodenal engloba achados clínicos compatíveis com uma pancreatite, associados com achados radiológicos característicos1,2.

Objetivos

Este estudo busca relatar um caso de PP, demonstrando apresentação clínica e diagnóstico.

Delineamento e Métodos

As informações foram coletadas a partir da análise retrospectiva do prontuário, anamnese, exame físico e registro fotográfico dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido, confrontando os dados obtidos com a literatura atual, pesquisados em português e inglês nas bases de dados PubMed e Arch Pathol Lab Med, dos anos de 2013 a 2022.

Resultados

Participante F.R.C., 60 anos, masculino, hipertenso e diabetico. Tabagista 60 anos-maço e etilismo excessivo. Compareceu ao Pronto Socorro devido a dor abdominal intensa em quadrante superior esquerdo (QSE) associado a náuseas e refluxo ao decúbito com início há 5 meses. Relata piora progressiva dos sintomas, com perda ponderal de 10kg durante esse período.
Participante foi submetido à tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste, a qual evidenciou densificação e indefinição dos planos adiposos adjacentes ao duodeno e à cabeça pancreática, associado à do ducto pancreático principal e do colédoco. Outros achados foram: cistos corticais simples bilaterais à papila duodenal.
Posteriormente indivíduo foi submetido a procedimento cirúrgico, realizando biópsia de peritônio e lesões hepáticas. A conclusão do procedimento elucidou múltiplas metástases hepáticas, linfonodomegalia em tronco celíaco. Paciente evoluiu bem clinicamente e recebeu alta para acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

O caso apresentado demonstra a complexidade e dificuldade em estabelecer o diagnóstico adequado da Pancreatite Paraduodenal. Analisando o caso relatado, pode-se observar os achados da TC e sintomas clínicos típicos, possibilitando o diagnóstico e condutas em diante. Pelo prisma da narrativa supracitada, torna-se evidente a importância da história clínica colhida, além da solicitação e análise dos exames de imagem para que, assim, o diagnóstico e o manejo adequado da Pancreatite Paraduodenal possa ocorrer.

Palavras Chave

Pancreatite; Para duodenal; Tomografia; Diagnóstico;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux - Santa Catarina - Brasil, UNIFEBE - Santa Catarina - Brasil

Autores

JOSE ARMANDO BOOS VASQUEZ, ANTONIO DE PADUA SANTOS LANNA, JOÃO ALFREDO DIEDRICH NETO, ARIADNE BEATRIZ VOLPATO, GABRIEL ISAAC DE OLIVEIRA