Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇAO CLINICA ATIPICA DE LEISHMANIOSE CUTANEA LOCALIZADA EM PACIENTE COM INSUFICIENCIA RENAL CRONICA DIALITICA: RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

A leishmaniose cutânea (LC) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, que afeta principalmente a pele e as mucosas, podendo apresentar-se como leishmaniose cutânea localizada (LCL), mucosa, cutânea difusa, cutânea disseminada e recidiva cútis. É considerada doença negligenciada pela Organização Mundial da Saúde e representa um forte entrave para a saúde pública, em especial na região Norte do Brasil.

Objetivos

Relatar a apresentação clínica incomum de um paciente com LCL e insuficiência renal crônica dialítica em uma cidade da Amazônia brasileira.

Delineamento e Métodos

Esse estudo constitui-se em um relato de caso, observacional e retrospectivo.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 31 anos, com histórico de insuficiência renal crônica dialítica devido acidente ofídico na adolescência, procurou atendimento devido ao surgimento de tumoração normocrômica de consistência fibroelástica e ulceração rasa na fronte, medindo seis centímetros, assintomática e com cinco meses de evolução. Foi realizada biópsia incisional e aventadas as hipóteses de carcinoma espinocelular, sarcoidose e tumores fibrohistiocitários. O laudo histopatológico evidenciou presença de hiperplasia pseudoepiteliomatosa e leishmanias no interior dos macrófagos, demonstrando tratar-se de um caso de LCL de apresentação clínica atípica. Foi realizado tratamento inicial com Pentamidina 4mg/kg com redução parcial do volume da lesão após 90 dias da última dose. O paciente foi observado por até seis meses para avaliar redução da infiltração da lesão, a qual persistiu após este período, motivo pelo qual foi prescrito segundo ciclo de pentamidina na mesma dose administrada anteriormente. Todos os exames laboratoriais permaneceram sem alterações e não houve piora da função renal durante ambos os tratamentos. Paciente segue em acompanhamento, demonstrando melhora progressiva da infiltração.

Conclusões/Considerações Finais

Este caso evidencia a pluralidade de manifestações dermatológicas da LC no contexto de imunossupressão, como no caso da insuficiência renal crônica dialítica. Da mesma forma, contribui para com a discussão na comunidade científica sobre a necessidade da criação de protocolos padronizados de tratamento de LC em pacientes com insuficiência renal crônica, tendo em vista que a maioria dos tratamentos disponíveis têm ação nefrotóxica e não são recomendados para esse perfil de pacientes.

Palavras Chave

Leishmaniose cutânea; Insuficiência Renal Crônica; Apresentação atípica; Pentamidina; Imunossupressão

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

TALITA ALVES HARROP, ALANA CARLA VASCONCELOS DA SILVA, HELLEN ALVES LOUREIRO, GISELE ROCHA LOPES, LARISSA DANIELE MACHADO GÓES