Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE AUSTRIAN: A TRIADE DE OSLER POTENCIALMENTE FATAL

Fundamentação teórica/Introdução

Em 1957, o infectologista norte-americano Robert Austrian descreveu os primeiros casos da tríade ominosa de meningite, pneumonia e endocardite (Tríade de Osler), causadas pelo Streptococcus pneumoniae.

Apesar de atualmente representar uma condição infrequente, em vista do advento da vacina antipneumocócica e da introdução da terapia com betalactâmicos, a Síndrome de Austrian ainda é relacionada a uma alta morbimortalidade, com letalidade de 30% apesar de terapia apropriada.

Objetivos

Temos como objetivo discutir uma síndrome pouco descrita na prática clínica, porém de alta letalidade mesmo com o tratamento adequado.

Delineamento e Métodos

Relatamos o caso de um paciente internado com esta síndrome no Instituto do Coração, HC-FMUSP, em São Paulo.

Resultados

M.A.M, 41 anos, masculino, etilista, sem histórico vacinal conhecido, interna em serviço externo devido pneumonia. Cinco dias após a alta, o paciente retorna ao hospital por rebaixamento do nível de consciência e febre. Punção liquórica e hemoculturas solicitadas à admissão evidenciaram crescimento de S. pneumoniae e ecocardiograma mostrou vegetação em valva tricúspide.

Foi iniciada terapia antibiótica guiada por cultura e solicitado transferência do paciente para o InCor.

À admissão apresentava-se com instabilidade hemodinâmica, flutuação do nível de consciência, sem déficits focais, e sopro regurgitativo em foco tricúspide à ausculta. A propedêutica tomográfica de crânio e tórax evidenciou hipoatenuação em núcleos da base esquerda e cavitação de 2,2 cm em região de língula, respectivamente. Ao ecocardiograma transesofágico foi comprovada vegetação de 14x11mm em cúspide anterior de valva tricúspide, perfuração do folheto e insuficiência importante, além de forame oval patente.

Paciente realizou cirurgia de troca valvar no dia 22/06.

Em análise anatomopatológica foi evidenciado endocardite bacteriana fibrino-purulenta em organização com pequeno número de S. pneumoniae.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar de maiores descrições relacionadas ao acometimento da valva aórtica nativa, o acometimento de valva tricúspide pode ocorrer na Síndrome de Austrian como visto no caso acima.

Enfatizamos a importância de um alto grau de suspeição desta síndrome, especialmente frente a fatores de risco (alcoolismo, idade avançada, sexo masculino ou imunossupressão).

O diagnóstico precoce e tratamento guiado por antibiograma contribuem de forma significativa para evitar um desfecho negativo. A troca valvar permanece reservada, em sua maior parte, para casos mais graves e refratariedade terapêutica.

Palavras Chave

síndrome de austrian, tríade de osler, streptococcus pneumoniae

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

INCOR - São Paulo - Brasil

Autores

ISABELLA DE LUNA KALIL, ANTONIO NEVES SOLON PETROLA, RAFAELLA DE LUNA KALIL, TATIANA C ANDREUCCI TORRES LEAL, ROBERTO KALIL FILHO