Dados do Trabalho


Título

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EM PACIENTE COM SINDROME DE ALBRIGHT: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: A síndrome de McCune-Albright é uma doença genética em mosaico rara que surge de mutações GNAS de ativação somática. Ela se caracteriza por displasia dos ossos, maculas hiperpigmentadas na pele e hiperfunção de um ou mais órgãos endócrinos. Não há tratamento específico, sendo ele geralmente sintomático. Todavia por ser uma patologia rara, podem ter doenças associadas, como o tromboembolismo pulmonar (TEP), que é a terceira causa de morte entre pacientes hospitalizados no mundo. Seus sintomas de apresentação podem ser inespecíficos, contudo os sintomas clássicos são a dor torácica pleurítica, dispneia e hemoptise. O diagnóstico pode ser feito com exames laboratoriais e de imagem. O tratamento deve ser instituído prontamente, sendo feito com anticoagulação.

Objetivos

Objetivo: Relatar o caso de TEP em paciente jovem com síndrome de Albright ressaltando o tratamento e difundir o conhecimento desta patologia tão importante e rara na comunidade médica.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, registro fotográfico dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura.

Resultados

Resultados: Paciente do sexo feminino, 16 anos com histórico de pseudohipoparatireoidismo, hipotireoidismo e depressão. Em uso de levotiroxina, calcitriol, wellbutrin, carbonato de cálcio, ranitidina e escitalopram. Deu entrada em serviço de saúde com imobilização dos membros inferiores (MMII) devido crise álgica de hérnia discal, sem demais sintomas. Ao exame físico apresentava parestesia dos MMII. Foram pedidos exames complementares e realizada descompressão. Após 9 dias, assintomática, solicitaram um ressonância magnética de controle, onde foi diagnosticado TEP. Iniciou-se tratamento com Enoxaparina por 3 dias e posterior manutenção por 6 meses com Rivabaroxano 20mg, devido a contraindicação de uso de Varfarim por suas várias comorbidades e interação medicamentosa. Paciente estava assintomática e teve alta sem intercorrências.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: Com esse relato ressaltamos que os pacientes internados que passam por procedimentos têm risco de desenvolvimento de TEP, sendo que os portadores da síndrome de McCune-Albright podem ter uma apresentação atípica. Além disso, é importante levar em consideração as comorbidades e medicações em uso na hora da escolha da droga para o tratamento de anticoagulação.

Palavras Chave

Descritores: Albright, TEP, anticoagulação, interação medicamentosa, comorbidades.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

NICOLE GOLOMBIESKI DUARTE, CECILIA FELIPPE , THAINE POSSAMAI, ISADORA BENEDET, ROMULO PIZZOLATTI