Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO PARA QUEDAS NA POPULAÇAO NONAGENARIA

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: Entende-se como queda qualquer deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com incapacidade de correção em tempo hábil, sendo a população idosa muito vulnerável a esta problemática, que atinge cerca de 30% dos idosos todos os anos.

Objetivos

Objetivo: Tem-se como objetivo da presente pesquisa identificar fatores de risco comportamentais e ambientais do fenômeno quedas em idosos nonagenários.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo observacional quantitativo. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, vinte e três idosos foram abordados, todos submeteram-se ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário de Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 (IVCF-20). Para análise dos dados utilizou-se o Cálculo do Qui-Quadrado de Pearson.

Resultados

Resultados: Os principais fatores de risco para queda, quando utilizados os indicadores do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20, incluem, principalmente, a capacidade de elevar os braços acima do nível da cabeça (p=0,029). As outras variáveis analisadas, adquiridas a partir do teste de Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20, tiveram correlação insignificante segundo o Chi Quadrado de Pearson. No presente estudo, encontrou-se a ocorrência de mais de duas quedas no último ano em 39,13% da população entrevistada, com a faixa etária média de 92,75 anos, e 78,26% da amostra sendo considerada frágil, com pontuação no IVCF-20 maior que 15.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Tem-se como fator de risco comportamental para quedas na população nonagenária a capacidade de elevar os braços acima do nível da cabeça, que pode estar relacionada com uma maior independência e exposição a atividades cotidianas sem monitorização.

Palavras Chave

Palavras Chave: Idoso. Fatores de risco. Acidente por quedas.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNOESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARINA JOANA GUGEL, REBECA NAGEL DE MARCO, LAURA BIAZUZ CORTINA, CLÁUDIA ELISA GRASEL