Dados do Trabalho


Título

ENCEFALITE HERPETICA E DESFECHO FAVORAVEL APOS TERAPIA EMPIRICA PRECOCE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A encefalite por herpes possui elevada morbimortalidade e seu diagnóstico etiológico é um desafio em locais com limitação de recursos, além do tempo de espera para análise de liquido cefalorraquidiano, crescimento em meios de cultura e exames de PCR, por isso a terapia empírica amplia sua valia nas doenças infecciosas agudas.

Objetivos

Esse trabalho pretende evidenciar a necessidade do manejo empíricos nos quadros suspeitos de encefalite.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, retrospectivo e observacional.

Resultados

Homem, 24 anos, procedente de um hospital regional é admitido no hospital de referência após 4 dias de dor torácica atípica e cefaleia súbitas evoluindo com febre e crises convulsivas de difícil controle, necessitando de sedoanalgesia e intubação orotraqueal. Após seis dias em UTI e conclusão do esquema antimicrobiano empírico com ceftriaxona e aciclovir, iniciado no primeiro dia de sintomas, segue à enfermaria para recuperação de injúria renal aguda, apresenta-se clinicamente estável sem alterações no exame físico. O resultado da análise de líquido cefaloraquidiano saiu após finalização do esquema antimicrobiano e mostrou células nucleadas: 2/mm3, hemácias: 1/mm3, glicose: 58,35 mg/dL e proteínas totais: 26,10 mg/dL, ausência de bactérias e fungos, PCR para vírus Epstein baar negativo e sorologia para herpes vírus IGG reagente - 17 arbU/mL . Foram realizadas três tomografias, as duas primeiras apontaram morfologia e atenuação de parênquima normais, a última após alta da UTI, com áreas hipoatenuantes subcorticais em região occipitais e pré-cuneus pouco especificas, simétricas e sem efeito expansivo. O desfecho foi alta hospitalar para seguimento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

Depreende-se a importância da terapia antiviral nas primeiras 24 horas, ainda que empírica, nos processos infecciosos de sistema nervoso central fator que contribuiu para o excelente prognóstico do paciente.

Palavras Chave

Encefalite Infecciosa; Encefalite por Herpes Simples; Doenças Virais do Sistema Nervoso Central.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

JORDAO CARVALHO E BARBALHO, AMANDA CARVALHO E BARBALHO NAVA, LEOPOLDO NAVA RAPOSO, AMANDA HENRIQUE SANTANA, LUNNA OLIVEIRA SANTOS FONTES