Dados do Trabalho


Título

LESAO GRANULOMATOSA POR ACTINOMYCES: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A actinomicose é uma doença crônica, rara e granulomatosa causada por bactérias anaeróbias gram positivas filamentosas do gênero Actinomyces, sendo a área cervicofacial mais acometida, seguida pela abdominal e torácica.

Objetivos

Ilustrar a semelhança entre a apresentação da actinomicose e a tuberculose, a partir da investigação de um paciente diagnosticado com infecção abdominal e pulmonar.

Delineamento e Métodos

Relato de caso realizado por meio da consulta de prontuários médicos.

Resultados

Idoso, ex-tabagista, desnutrido, com história pregressa de tuberculose, insuficiência cardíaca por estenose aórtica grave descompensada, doença pulmonar obstrutiva crônica, anemia hemolítica auto-imune idiopática, em terapia imunossupressora, admitido em um hospital terciário do triângulo mineiro para valvuloplastia. Durante a internação, no exame físico notaram-se nódulos subcutâneos esparsos e murmúrios vesiculares reduzidos, necessitando de abordagem complementar. Nas tomografias de tórax e abdome: lesões císticas, irregulares e esparsas em abdome e pulmões, além de linfonodomegalias de centro necrótico mediastinais. Sendo, portanto, interrogada recidiva da tuberculose, com evidência posterior de teste rápido molecular do aspirado gástrico e baciloscopia negativos. Descartada a hipótese, indicou-se punção das lesões pulmonares frente a uma nova suspeita: neoplasia, mas, pelo risco de um pneumotórax induzido pelo procedimento, optou-se pela punção dos fragmentos abdominais, cuja cultura sugeriu crescimento de Actinomiceto. Nesse sentido, foi iniciado o regime de Bactrim e Sulbactam, porém, devido ao mau estado geral, paciente evoluiu para óbito por parada cardiorrespiratória em ritmo não chocável, não revertida por compressões.

Conclusões/Considerações Finais

Diante do quadro relatado, conclui-se que a apresentação clínica crônica multissistêmica associada a lesões nodulares pulmonares e linfadenomegalia mediastinal em exames de imagem é semelhante a manifestações clínica e radiológica de tuberculose. Desse modo, diante testes negativos para tuberculose, é importante considerar estudos histopatológicos para diagnóstico de causas menos comuns de doenças granulomatosas crônicas, entre elas a infecção por bactérias atípicas do gênero Actinomyces.

Palavras Chave

actinomicose; tuberculose; granuloma

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

JALLYSSON SANTOS SILVA, ANGELO GUILHERME DALAN CAMPANARI, CAROLINE RIBEIRO GALETTI, DANIELLE CRISTINA GONÇALVES FERREIRA, JOSÉ LÚCIO RODRIGUES JÚNIOR