Dados do Trabalho


Título

UMA DECADA DE PROTEÇAO: COMPARANDO A VACINAÇAO DTP NO BRASIL EM 2012 E 2022

Fundamentação teórica/Introdução

A vacina DTP é responsável pela imunização frente a três infecções graves, a difteria, tétano e coqueluche. Desde sua implementação, é responsável pela redução da morbidade causada pelas referidas patologias, reflexo da ampla cobertura vacinal no país pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). No entanto, condições como a pandemia pela COVID-19 e movimentos contrários à vacinação comprometeram a adesão dessas imunizações em todas as regiões do país.

Objetivos

Comparar a adesão à vacina DTP em 2022 e no Brasil de dez anos atrás.

Delineamento e Métodos

Estudo de coorte retrospectiva, com base na relação entre o Sistema de Informações sobre Cobertura vacinal. Aplicou-se a regressão linear simples na análise dos dados.

Resultados

Durante o ano de 2012, a cobertura vacinal DTP no país foi de 93,81%, enquanto no ano de 2022 após o impacto da pandemia, atingiu-se somente 77,25%. Ainda sobre esses dados, a região Sudeste foi a mais afetada, sofrendo uma redução de cobertura vacinal de 95,07 em 2012 para 74,79 em 2022.

Conclusões/Considerações Finais

Este estudo evidencia a importância do segmento das campanhas de vacinação pela rede de atenção à saúde, visando maior conscientização da população sobre o necessário avanço da cobertura vacinal no Brasil.

Palavras Chave

vacinação; DTP; sistemas de informação.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

EDUARDA MARQUES DE BRUM, AMANDA GULARTE GOMES