Dados do Trabalho


Título

DOR TORÁCICA TÍPICA EM PACIENTE JOVEM: um relato de caso

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome coronariana aguda (SCA) é uma das principais causas de óbitos no mundo. Esta é uma doença que está diretamente relacionada a diversos fatores de risco, dentre eles a idade avançada. Estima-se que menos de 2% dos acometidos por SCA tenham menos de 45 anos. Pacientes jovens com dor torácica aguda apresentam baixa probabilidade pré-teste de SCA e maior prevalência de etiologia cardíaca não isquêmica, como a pericardite, e não cardíacas. Por isso, é relevante um relato de caso de um paciente jovem com SCA.

Objetivos

Destacar a necessidade do diagnóstico diferencial de SCA em paciente jovem com dor torácica típica.

Delineamento e Métodos

Relato de caso de um paciente que deu entrada na emergência em hospital particular no Rio de Janeiro-RJ.

Resultados

Homem, 26 anos, obeso, queixa-se de dor precordial há 50 minutos, em aperto de forte intensidade, associado a náuseas e diaforese, desencadeada por estresse familiar, sem alívio com o repouso. Nega irradiação e febre. Nega outras comorbidades. Nega histórico familiar de SCA precoce.
Na admissão estava hipertenso (pressão arterial: 158 x 103 mmHg), sem outras alterações.
Eletrocardiograma mostrava ritmo sinusal, frequência cardíaca de 76 batimentos por minuto, sem sinais de isquemia aguda.
Foi medicado com AAS, dinitrato de isossorbida e dipirona com melhora do sintoma. Troponina ultra sensível com curva ascendente atingindo pico máximo de 7689 ng/dl (referência 14 ng/dl). Ressonância magnética cardíaca feita na internação foi compatível com infarto agudo do miocárdio e angiotomografia de coronárias evidenciou a oclusão da artéria diagonalis.
Assim, foi realizada angioplastia com resolução de lesão grave em terço intermediário de diagonalis através de stent farmacológico e dupla antiagregação plaquetária.
Paciente recebe alta assintomático, sem novas intercorrências

Conclusões/Considerações Finais

Apesar do diagnóstico de SCA ser menos prevalente em relação a outras causas de dor torácica em jovens, essa hipótese deve ser sempre lembrada e descartada diante de indivíduos com dor torácica típica e/ou probabilidade pré-teste intermediária a alta.

Palavras Chave

infarto; jovem; obesidade;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Quinta D’Or - iDor - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ALICE VIEIRA GENTIL, RAFAEL DA ROCHA QUIJADA SANTOS