Dados do Trabalho


Título

MIELITE TRANSVERSA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: A mielite transversa (MT) é um distúrbio neurológico raro da medula espinhal causado por inflamação caracterizada por comprometimento de toda área medular. A causa permanece desconhecida e sua incidência é de 3 por 100.000 pacientes-ano (0,003%), todavia, embora rara, essa patologia pode ter efeitos neurológicos devastadores.

Objetivos

Objetivos: Relatar o caso de um paciente portador de mielite transversa e difundir o conhecimento desta patologia tão importante e rara na comunidade médica, a fim de reduzir o número de casos subdiagnosticados.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura.

Resultados

Resultados: Paciente do sexo masculino, 65 anos, ex-tabagista, etilista, sem comorbidades, deu entrada no hospital referindo redução da força em membro superior direito, dificuldade motora em membros inferiores e retenção urinária, internado para investigação. Iniciou antibiótico por suspeita de infecção e pulsoterapia com corticosteroides por hipótese de Síndrome de Guillain-Barré, todavia, evoluiu com hiporreflexia a esquerda e piora da força motora. Exames laboratoriais apresentaram alteração de transaminase, compatível com etilismo, líquido cefalorraquidiano com discreta elevação de proteínas e bacterioscopia negativa, ressonância magnética de coluna cervical com mielite entre C3 a C5; complexos disco- osteofitários de C2-C3, C3-C4, C4-C5, C5-C6 e C6-C7; diagnóstico diferencial com Síndrome de Hopkins (SH). Foi confirmado tetraparesia assimétrica por MT e iniciado antiviral por suspeita de SH. Após 18 dias de internação, houve evolução neurológica favorável e alta hospitalar com diagnóstico de MT. Atualmente, paciente realiza fisioterapia semanal e possui acompanhamento de especialistas por complicações da patologia. Apesar da terapêutica, paciente segue com dificuldade de deambular, redução da força motora e da sensibilidade dos membros inferiores e superiores.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: O caso relatado e publicações levantadas trazem a discussão da terapêutica de uma situação complexa que é a MT. A bibliografia disponível é limitada, a indicação e a eficácia dos corticosteroides são controversas e escassas na literatura. Logo, reforça-se a importância do diagnóstico precoce e a exclusão de possíveis causas potencialmente tratáveis a fim de prevenir uma evolução indesejável na funcionalidade do indivíduo.

Palavras Chave

Mielite transversa, Distúrbio neurológico, Inflamação, Medula espinhal, Corticosteroides.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

THAINE POSSAMAI, NICOLE GOLOMBIESKI DUARTE, NATÁLIA COLOMBO BONASSI, MARIA JÚLIA MACHADO VENERANTO, ROMULO CEZAR PIZZOLATTI