Dados do Trabalho


Título

SARCOIDOSE UM DESAFIO DIAGNÓSTICO: RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: A sarcoidose é uma doença inflamatória de característica autoimune multissistêmica, que tem predileção pelo aparelho pulmonar e pode apresentar adenopatia hilar bilateral, opacidades reticulares pulmonares, lesões cutâneas, articulares e oculares. Entretanto, normalmente se manifesta com sinais e sintomas inespecíficos, tornando-se uma patologia de difícil diagnóstico, além de ser uma doença com rara incidência nacional, o que dificulta ainda mais sua descoberta.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso clínico e o desafio diagnóstico de um paciente com sarcoidose em investigação ambulatorial

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Esse estudo é um relato de caso

Resultados

Descrição do caso: Paciente sexo masculino, 58 anos, previamente hipertenso e obeso. Encaminhado ao ambulatório de clínica médica para investigação de quadro de tosse seca crônica, que se apresentava em crises e dispneia aos médios esforços após quadro de covid-19. Apresentava perda ponderal de 10 kg em 6 meses. Negava outros sintomas. Ao exame apresentava nódulos cutâneos palpáveis em região abdominal e de coxas bilaterais, associado a ausculta pulmonar normal. Foram feitas avaliações para diagnósticos diferenciais relacionados à clínica manifestada incluindo avaliação reumatológica, sorologias hepáticas; pesquisa pelo anticorpo HIV 1 e 2, prova tuberculínica, escarro com investigação para tuberculose e fungo que se demonstraram sem alteração. Foram realizados ainda: prova de função respiratória normal. Realizada biópsia de nódulos cutâneos, sugestivos de lipoma. Tomografia de tórax com a presença de proliferação numérica de linfonodos em topografia hilar e mediastinal, atingindo diâmetro de 28,0 x 24,5 mm, com um diâmetro maior do que o esperado, localizado na cadeia paratraqueal inferior direita. Mesmo com as manifestações clínicas persistentes e frente há um exame radiológico sugestivo, ainda existiam hipóteses diferenciais como doença linfoproliferativa e por esse motivo procedeu com uma segunda abordagem diagnóstica por meio da mediastinoscopia que revelou linfadenite crônica, granulomatosa, não caseosa sugestivo de Sarcoidose. Foi iniciada terapia medicamentosa com prednisona 60 mg por dia com boa evolução clínica.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: O que se pode observar a partir deste estudo foi que, a sarcoidose é uma doença benigna, que na maioria dos casos tem prognóstico favorável, porém necessita de uma avaliação cuidadosa , para que se possa identificar os órgãos acometidos, as comorbidades e gravidade de cada paciente.

Palavras Chave

Palavras chaves: sarcoidose, tosse crônica, linfonodomegalia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

FATIMA HASSAN SAFIEDDINE, GABRIELA BERTONI FERNANDES, JOÃO THOMAZ TERRA PRADO BORGES, MARCOS ANTONIO ALMEIDA DOMINGUES JÚNIOR, CARLA ANDRESSA DAL PONTE