Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DAS PACIENTES COM DIAGNOSTICO CONFIRMADO DE TOXOPLASMOSE GESTACIONAL DURANTE OS ANOS DE 2019 A 2022.

Fundamentação teórica/Introdução

A toxoplasmose gestacional, uma infecção transmitida da mãe para o feto durante a gravidez, preocupa a saúde pública devido às graves complicações que podem afetar o desenvolvimento neurológico e visual dos recém-nascidos. Compreender o perfil clínico-epidemiológico dessas pacientes é importante para adotar medidas preventivas e estratégias de controle eficazes. No Brasil, estudos e vigilância epidemiológica têm sido realizados para monitorar a prevalência e fatores de risco associados à toxoplasmose gestacional. A investigação dessas pacientes permite analisar a letalidade dos casos confirmados e identificar possíveis fatores de risco.

Objetivos

Analisar o perfil epidemiológico das pacientes com diagnóstico confirmado de toxoplasmose gestacional no Tocantins. Serão explorados dados do ministério da saúde para estudo, onde seu foco é contribuir para o aprimoramento das estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, visando reduzir o impacto desta infecção em gestantes e recém-nascidos.

Delineamento e Métodos

Este artigo trata-se de um estudo estatístico feito na região Norte com foco no estado do Tocantins, utilizando a base de dados do SUS (DATASUS e SIH/SUS) no qual foi selecionado dados relevantes para o estudo como número de notificações e óbitos ocasionados por Toxoplasmose Gestacional no período de 2019 a 2022 incluindo dados como sexo e raça dos pacientes para análise das populações com maiores incidências.

Resultados

De acordo com a base de dados do SUS, no Tocantins, foram notificados 297 casos durante os anos de 2019 a 2022. Destes, 150 casos ocorreram no sexo masculino e 147 casos ocorreram no sexo feminino. A raça predominante foi a parda com o total de 246 casos seguido pela raça branca com 27 casos confirmados. Do total de casos notificados o ano de 2022 houve recorde de notificações com 100 casos confirmados. Ademais, foram relatados 3 óbitos durante esses anos, os quais ocorreram nos anos de 2019, 2021 e 2022.

Conclusões/Considerações Finais

Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa é possível observar a relevância e a importância de monitorar e compreender essa condição de saúde pública. Os dados mostram que a raça parda foi a mais afetada, sugerindo que a toxoplasmose congênita pode estar associada a fatores socioeconômicos e culturais. Esses desfechos trágicos destacam a gravidade da toxoplasmose gestacional e a importância de intervenções precoces e tratamento adequado para minimizar os riscos para os recém-nascidos afetados.

Palavras Chave

Estatístico, Risco, Gravidez

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Trabalhos Científicos

Autores

BEATRIZ VIEIRA RODRIGUES, MARIA KARINA LIMA LAGARES, VINICIUS BARROSO DE SOUSA, LEONARDO BARROSO DE SOUSA, GIOVANNA MARINELLI SIMCH