Dados do Trabalho


Título

HIPOTIREOIDISMO CENTRAL ISOLADO POR MACROADENOMA HIPOFISARIO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Fundamentação teórica/Introdução: Os macroadenomas hipofisários não funcionantes (≥ 1cm) são os principais responsáveis por manifestações clínicas de hipopituitarismo, uma vez que causam efeito compressivo decorrente da massa tumoral. Aproximadamente 100% dos quadros cursam com secreção deficiente do hormônio do crescimento e, 96%, dos hormônios gonadotróficos, tendo, portanto, que hipotireoidismo central exclusivo decorrente de macroadenoma pituitário é raro.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso de hipotireoidismo central isolado por macroadenoma hipofisário com reversão completa após ressecção cirúrgica.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Relato de caso.

Resultados

Resultados: Homem, 66 anos, procurou o serviço de endocrinologia relatando alteração em fâneros associado a cansaço. Exame físico sem alterações. Exames laboratoriais evidenciaram TSH: 3,96 mU/L e T4 Livre 0,55 ng/dl com anticorpos negativos, sendo repetidos e confirmados. Foi aventado Hipotireoidismo Central, confirmado com ressonância nuclear magnética (RNM) de sela túrcica, que mostrou lesão expansiva selar/suprasselar, bem delimitada, medindo 2,4 x 2,3 x 2,0 cm, comprometendo quiasma óptico e com deslocamento da haste hipofisária para direita. Campimetria mostrou diminuição da sensibilidade visual bilateral. Demais hormônios do eixo hipotálamo-hipofisário normais. Iniciado levotiroxina 50 mcg e encaminhado à neurocirurgia, sendo realizado a retirada total do tumor. Após a cirurgia, suspendeu-se gradualmente a levotiroxina, ficando o paciente eutireoideo sem necessidade de medicamento.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão/Considerações finais: De acordo com os achados radiológicos e laboratoriais, fechou-se o diagnóstico de hipotireoidismo central isolado por macroadenoma hipofisário. O tratamento da massa tumoral objetiva, prioritariamente, o alívio dos sintomas compressivos, sendo a terapia de escolha a cirurgia transesfenoidal, mas podendo ser vigilância clínica ativa ou
radioterapia. Os critérios para a realização da cirurgia baseiam-se na presença de sintomas por efeito de massa e alterações visuais. Considerando nosso caso, o paciente prosseguiu com ressecção cirúrgica do tumor, apresentando reversão completa do hipotireoidismo central, sem necessidade de manutenção medicamentosa continuamente.

Palavras Chave

Palavras-chaves: Hipotireoidismo central, Macroadenoma, Adenoma hipofisário, Sintomas compressivos

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

AMANDA LOUISE MAGIONI BOETTCHER, AMANDA MARCANTE, EDUARDA BERLITZ KUHSLER, GABRIELA MAGOGA NUNES, BRUNO SCHMIDT DELLAMEA