Dados do Trabalho


Título

TUMOR GLOMICO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: Tumor glômico é uma neoplasia mesenquimal benigna rara, que compreende menos de 2% dos tumores de partes moles, originado do aparelho glômico, localizado no tecido subcutâneo. A neoplasia geralmente ocorre nas regiões subungueais dos dedos ou na derme profunda. A apresentação é caracterizada por dor paroxística, hipersensibilidade ao frio e localização específica do ponto doloroso. Possui maior incidência em mulheres e em adultos, especialmente entre a quarta e a quinta década de vida. A maioria dos pacientes não são diagnosticados ou são diagnosticados erroneamente devido ao diâmetro pequeno do tumor, habitualmente não palpável e por possuírem apresentações variadas.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso de um paciente portador de tumor glômico e transmitir discernimento acerca desta patologia, visando redução nos casos subdiagnosticados.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: As informações foram obtidas por meio de prontuários físicos e registro fotográfico dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e revisão de literatura.

Resultados

Resultados: Paciente do sexo masculino, 48 anos, previamente hígido, vem à consulta com desconforto em região axilar com início há mais ou menos duas semanas, sem demais queixas. Foi realizado palpação de linfonodos supra e infraclaviculares, com achado de nódulo palpável. A partir disso, foi solicitado biópsia excisional com margem para avaliação do nódulo junto da análise anátomo-patológica com os seguintes resultados, Macroscopia: Fragmento irregular de tecido pardacento e firme com escasso tecido adiposo aderido, medindo 1,3 x 1,0 x 1,2. Aos cortes, é pardo acinzentado e elástico. Microscopia: os cortes histológicos revelam lesão nodular, encapsulada, com áreas de rotura de cápsula, contendo neoplasia celular e ricamente vascularizada. A atividade mitótica foi de virtualmente zero mitose em 10 campos de grande aumento. Diagnóstico microscópico: achados histológicos sugestivos de Tumor Glômico, em lesão de axila de lateralidade não especificada. Após exérese da lesão, paciente refere ausência de sintomas e nega desconforto em região axilar.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: O caso relatado e as publicações levantadas trazem a discussão clínica e terapêutica acerca do Tumor Glômico. A bibliografia disponível é limitada e muitos pacientes são subdiagnosticados, devido ao baixo grau de suspeição dessa neoplasia, excluindo um possível diagnóstico diferencial. O manejo dessa patologia é essencialmente cirúrgico, e com posterior melhora total dos sintomas.

Palavras Chave

Descritores: Tumor Glômico, dor, neoplasia, corpo glômico, tumor.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARIANA PERIN DUTRA, MARIA JÚLIA MACHADO VENERANTO, ISADORA BENEDET, NICOLE GOLOMBIESKI DUARTE, ROMULO CESAR PIZZOLATTI