Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES NA POPULAÇAO JOVEM DA REGIAO DO AMAZONAS

Fundamentação teórica/Introdução

A categoria diagnóstica dos Transtornos Alimentares (TAs) abrange diversos tipos de transtornos, dentre os quais se destacam a obesidade infantil, que pode ser um fator contribuinte para diversas doenças crônicas, como câncer, hipertensão, diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares, além de estar associada ao agravamento de doenças respiratórias. Outros TAs incluem anorexia nervosa (AN) e a bulimia nervosa (BN). Atualmente, presume-se que os TAs têm etiologia multifatorial, influências da dinâmica familiar, do meio sociocultural e dos aspectos constitucionais e dinâmicos da personalidade.

Objetivos

Descrever os cuidados para os pacientes com Transtornos Alimentares (TAs) e identificar os achados sintomatológicos desses jovens na região do Amazonas.

Delineamento e Métodos

Estudo relato de experiência narrativo descritivo, prospectivo, qualitativo, caracterizado pelo acompanhamento de casos de transtornos alimentares em uma Unidade Básica de Saúde na região do Amazonas.

Resultados

Dentre os cuidados especializados em saúde mental, os tratamentos pautados nas Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC) têm se mostrado eficientes. Neste estudo de caso com pacientes maiores de 16 anos, foi constatado que a Terapia Comportamental Dialética (TCD) realizada em pacientes com Anorexia Nervosa (AN) resulta em melhorias importantes no ganho de peso, no aumento da qualidade de vida e na redução dos sintomas. Pacientes com AN, submetidos a tratamentos ambulatoriais, também apresentam melhora no seu ganho de peso. Sugere-se ainda que as características dos TAs, como redução de ingestão de alimentos calóricos, esquiva das refeições e os rituais em torno da alimentação, estão associados a altos níveis de ansiedade. Estas semelhanças com os transtornos de ansiedade indicam que as intervenções utilizadas para estes distúrbios podem ser eficazes também no tratamento da AN.

Conclusões/Considerações Finais

Podemos verificar como os Transtornos Alimentares (TAs), modificam a vida do paciente e de todos as seu redor, alterando a rotina e os hábitos de família. Diantes disso, destacamos a necessidade de novas reflexões que busquem contribuir para a resolução dessa patologia.

Palavras Chave

Saúde Mental. Transtorno Alimentar. Ganho de Peso.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ERICA GEANE MENDONÇA RAMOS, CRISTIANE ALVES BARRETO PEREIRA DANTAS, FLÁVIA LOPES BANDEIRA DE CARVALHO, MARIA FERNANDA DE QUEIROZ CARDOSO, MATHEUS NIREY FIGUEIRA ANDRE