Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE HAMMAN EM FASE EXPULSIVA DO TRABALHO DE PARTO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome de Hamman (SH) é uma condição rara, caracterizada por pneumomediastino e enfisema subcutâneo que ocorrem devido a repetitivas manobras de Valsalva, como acontece no parto vaginal. Embora benigna, SH é uma complicação que pode simular doenças potencialmente fatais, ou levar ao óbito caso manejo inadequado.

Objetivos

Relatar caso de SH em trabalho de parto (TP).

Delineamento e Métodos

Relato de caso retrospectivo experimental sobre a Síndrome de Hamman.

Resultados

Paciente de 25 anos, primigesta de 39 semanas, foi admitida no hospital para parto vaginal. Sem comorbidades ou vícios. Pré-natal de risco habitual e sem intercorrências. Admitida em trabalho de parto, com dilatação de 4 centímetros, colo médio posterior, bolsa amniótica íntegra. Após 9 horas de hospitalização, estava com colo fino, com 8 cm e bolsa rota. Durante expulsivo, após 14 horas de trabalho de parto, no qual houve intensa vocalização, a paciente desenvolveu enfisema subcutâneo bilateral em face, região cervical e torácica. No puerpério imediato, foi solicitado tomografia de tórax que revelou a presença de pneumomediastino extenso, com pequeno pneumotórax e um enfisema subcutâneo torácico à esquerda atingindo a região cervical bilateralmente. Após 7 horas do parto vaginal, apresentou dispneia moderada e fadiga, com pressão arterial de 110x60mmHg, saturação de 96% de oxigênio em ar ambiente e com 85 bpm. No 1° dia pós-parto, o enfisema subcutâneo havia regredido, com melhora das queixas respiratórias, mantendo dor torácica leve. No 2° dia pós-parto, devido à redução do enfisema subcutâneo e a ausência de queixas álgicas ou respiratórias, recebeu alta hospitalar. O recém-nascido apresentou APGAR 9/10, foi avaliado pelo pediatra na sala de parto e teve alta com a mãe.

Conclusões/Considerações Finais

Portanto, a SH é uma condição rara que pode ocorrer após manobras de Valsalva repetidas. Embora em geral benigna, como a deste caso, a SH pode ser grave e se manejada erroneamente é capaz de levar ao óbito, por isto deve ser considerada no diagnóstico diferencial.

Palavras Chave

PNEUMOMEDIASTINO ESPONTÂNEO; ENFISEMA CUTÂNEO; PÓS-PARTO; SÍNDROME DE HAMMAN;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - Paraná - Brasil

Autores

JOYCE CAROLINY ALVES STRALIOTTO, MARIANA ULIANO CORDEIRO, CELSO NILO DIDONÉ FILHO DIDONÉ, LUARA LETICIA GRANDE, ELOISA FÁVERO PIRES