Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA E IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM PROFISSIONAIS DA SAUDE NA UTI DE UM HOSPITAL NO SUL DE SANTA CATARINA

Fundamentação teórica/Introdução

Trabalhar na unidade de terapia intensiva (UTI) implica conviver diariamente com pacientes em situações de risco, exigindo conhecimento técnico-científico, lidando com a constante presença da morte e ansiedade. Profissionais de saúde enfrentam rotinas rígidas, pressionados a realizar atendimentos rápidos e eficazes. A pandemia de COVID-19 trouxe novos desafios, especialmente para aqueles que estão na linha de frente do combate à doença.

Objetivos

O presente estudo teve como objetivo avaliar os indicadores de qualidade de vida (QV) dos profissionais de saúde que atuam na UTI de um hospital no Sul de Santa Catarina. Investigar o impacto de fatores específicos, incluindo a pandemia de COVID-19, na qualidade de vida desses profissionais, ressaltando a relevância do acompanhamento psicológico e mudanças no ambiente de trabalho e estilo de vida para melhorias.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo transversal o qual avaliou 150 profissionais da saúde que atuam em um hospital do Sul de Santa Catarina. A coleta de dados ocorreu em março a maio de 2021, por meio de dois instrumentos autoaplicáveis, questionário sociodemográfico e a Escala de Qualidade de Vida (WHOQOL-bref).

Resultados

A maioria dos profissionais são mulheres, brancos, solteiros e têm em média 34 anos. O fator relacionado com melhor QV foi o tabagismo, onde 90% dos colaboradores não fazem uso de tabaco. No quesito de domínios, psicológico se deu com o maior score com 67% e relações sociais o de menor score com 40%.

Conclusões/Considerações Finais

Com base nos achados da pesquisa, concluiu-se que a maioria dos profissionais entrevistados apresenta um estado regular de qualidade de vida, impactado por diversos fatores diretos e indiretos em suas vidas. A pandemia por COVID-19 é um desses fatores, especialmente porque a maioria atua na UTI covid. Assim, o acompanhamento psicológico e as mudanças no estilo de vida e ambiente de trabalho se tornam essenciais para promover melhorias.

Palavras Chave

Profissionais da saúde. UTI. Qualidade de vida. Covid-19. Pandemia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANA JULIA ROCHA DE SOUZA, ADRIANA ELIAS, ELIANE MAZZUCO DOS SANTOS , HELENA NIEHUES , NAYRA ADRIELY CLARO DA ROCHA