Dados do Trabalho


Título

SINDROME EDEMIGENICA POR DESNUTRIÇAO PROTEICA EM PACIENTE DE 73 ANOS: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Adulto com quadro clínico Kwashiorkor-Like, com evidente deficiência proteico-calórica resultando em síndrome edemigênica e a falta de estudos na literatura relacionados a esse quadro nessa população.

Objetivos

Relatar um caso de desnutrição proteico-calórica e relacionar com revisão de literatura sobre desnutrição e a falta de estudos sobre a síndrome edemigênica em adultos.

Delineamento e Métodos

Relato de caso retrospectivo observacional. Informações via prontuário eletrônico da instituição de atendimento e revisão de literatura em portais de pesquisa como PubMed, Scielo, Uptodate e Google Acadêmico.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 73 anos, admitido em um hospital terciário por síndrome edemigênica. Relato de redução significativa de ingestão alimentar, especialmente de proteínas, com paladar seletivo para alimentação a base de carboidratos e vegetais nos 8 meses precedentes ao atendimento. Evidenciava hipoalbuminemia (1,3) , plaquetopenia, hipovitaminose de B12 e de vitamina D. Na bioimpedância (Biodynamics 310) observou-se uma supervalorização da massa magra devido ao estado edematoso com uma reactância de 17ohms e resistência de 347, resultando em um ângulo de fase de 2,8 graus. Sabe-se que a determinação do ângulo de fase tem correlação com a integridade da membrana celular e hipoalbuninemia, correlacionando-o diretamente com o edema devido ao estado nutricional.
Excluído síndrome nefrótica, insuficiência cardíaca, disfunções endocrinológicas bem como hipertensão porta e diagnosticado com deficiência proteico-calórica grave. Apresentou melhora de padrões clínicos e laboratoriais com ajuste dietético e correção de déficits nutricionais, mantendo o acompanhamento ambulatorial no serviço há 10 meses desde a alta sem recidiva do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

A desnutrição ainda é uma condição muito prevalente no Brasil, em especial na população idosa (1-2). O tema é de difícil identificação quando se apresenta com Síndrome edemigênica por desnutrição proteico-calórica nessa população, fugindo da faixa etaria de maior prevalência (crianças entre 1 e 3 anos). Apesar da melhora dos índices de desnutrição no Brasil, ainda temos muitos episódios dessa condição clínica.
O caso reintera a importância da desnutrição proteico-calórica como diagnóstico diferencial de sindrome edemigênica, de pesquisas sobre as complicações dessa condição em adultos bem como maiores recursos para diagnóstico e tratamento desses pacientes.

Palavras Chave

Síndrome Kwashiorkor; Síndrome Edemigênica; Desnutrição;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Cajuru - Paraná - Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

FERNANDA MYSKOVSKI VIEIRA, RODRIGO CARDOSO PEREIRA, GABRIEL DE MELLO CANDIDO, LUDMILA NOVATO BOEING, MARIA EDUARDA REZENDE FERRO