Dados do Trabalho


Título

BUNDLE: PACOTE DE MEDIDAS PARA REDUZIR INFECÇOES DE SITIO CIRURGICO ORTOPEDICAS

Fundamentação teórica/Introdução

Com o aumento de artroplastias, houve um acréscimo no número de Infecções de Sítio Cirúrgico ortopédicas (ISC). Para diminuir o risco das ISC, tem-se aplicado Bundles, que são um agrupamento de práticas de intervenção baseadas em evidências cientificas, que aplicadas em conjunto, tem maior eficácia em comparação com a soma de cada elemento individual.

Objetivos

Avaliar redução de infecção de sítio cirúrgico relacionado a cirurgias ortopédicas limpas após introdução de Bundle.

Delineamento e Métodos

O estudo é longitudinal observacional retrospectivo, ocorreu de setembro de 2017 a janeiro de 2019, e comparou a taxa de infecção de sítio cirúrgico (ISC) 1 ano antes e 2 anos após a implantação do Bundle para cirurgias ortopédicas. As cirurgias ortopédicas eram eletivas, e a amostra foi constituída por 1316 cirurgias pré implantação do Bundle e 2719 cirurgias após sua implantação. O Bundle era composto por: descolonização para Staphylococcus aureus resistente à Meticilina (MRSA); antissepsia com Clorexidina Degermante e Alcoólica antes do procedimento; tricotomia de rotina foi suspensa, sendo realizada apenas se necessário; antibioticoterapia profilática 30 a 60 minutos antes da primeira incisão, com dose ajustada pelo peso do paciente e repique de acordo com tempo cirúrgico; também, proibiu-se uso de adornos e número restrito de pessoas em sala cirúrgica.

Resultados

Após 1 ano da aplicação do Bundle, a taxa de ISC reduziu de 2,13% para 1,25%, ou seja, 41,3%. Na sequência foi feita nova análise para compreensão das principais falhas visando otimizar estes valores. Notou-se que ao menos 17% das ISC remanescentes possuía uma inadequação nas medidas, sendo a má aderência o principal fator impeditivo de melhores resultados. O uso de adornos (68%) e o tempo adequado da realização da profilaxia (52%) obtiveram as piores taxas de adesão. Assim, realizou-se educação continuada para maior execução das medidas e a descolonização de MRSA para todos os pacientes, já que a baixa sensibilidade do swab nasal permitia ainda colonização por estes microorganismos, reduzindo a taxa de ISC ortopédica de 1,25% para 1,1% no segundo ano. Portanto, ao término de 2 anos, e um total de 2719 cirurgias, a redução de ISC ortopédicas foi de 2,13% para 1,1%, ou seja, redução total de 48,3%.

Conclusões/Considerações Finais

Este estudo demonstrou após a implantação do Bundle uma redução de 48,3% das ISC ortopédicas, do total de cirurgias limpas realizadas.

Palavras Chave

Infecções da ferida operatória. Antissepsia. Infecções.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

JORDANA SMANIOTTO ROSSI, LEOPOLDO DE MOURA CURTI, LILIANA LUDWIG ZIEGLER, JESSICA BASTOS MARTINS, WALTON LUIZ DEL TEDESCO JÚNIOR