Dados do Trabalho


Título

TROMBOSE VENOSA CEREBRAL ACOMETENDO SEIO TRANSVERSO DIREITO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A trombose venosa cerebral (TVC) é uma oclusão intracraniana de veias e seios, cujos sintomas são indefinidos, embora haja predomínio de cefaleia intensa que pode ser o único ou o primeiro sintoma, e em caso de trombose extensa, pode ocorrer hipertensão intracraniana e consequente diminuição da perfusão cerebral devido à falha dos mecanismos regulatórios. A confirmação do diagnóstico necessita da visualização de trombos por meio de exames de imagem, sendo o padrão ouro a ressonância magnética (RM) do encéfalo, e o tratamento tem o intuito de prevenir a propagação do trombo e a recanalização da veia/seio ocluído com o uso de terapia anticoagulante em doses plenas.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente do sexo feminino com TVC em seio transverso direito.

Delineamento e Métodos

Relato de caso, prospectivo e observacional com informações advindas da revisão do prontuário médico, de entrevista com a paciente, de exame de imagem e de revisão bibliográfica.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 35 anos, G2P1A1, em uso regular de Puran, Topiramato e do sistema intrauterino Mirena. Em 2011, apresentou trombose de membros inferiores, seguido de embolia pulmonar após complicações cirúrgicas de coledocolitíase. Fez anticoagulação plena com Marevan pelo período de 6 meses. Após, realizou pesquisa para trombofilias, cujo resultado foi heterozigose para MTHFR, com homocisteína normal. Permaneceu em acompanhamento ao longo dos anos sem o uso de anticoncepcional e fazendo uso de anticoagulação profilática em situações específicas, como pós cirurgia bariátrica, pós cirurgia plástica e nas gestações (uma em 2013 que evoluiu para aborto, e outra em 2020 que evoluiu com Hérnia de Petersen na 36° semana, na qual foi realizada correção, enterectomia e cesárea). No final de 2022, evoluiu com radiculopatia e fez uso recorrente de dexa-citoneurin. No início de 2023, apresentou cefaleia de forte intensidade em região temporal direita associada a náuseas. Por conta da persistência de 30 dias da cefaleia, uma angioressonância cerebral foi solicitada e evidenciou uma TVC de seio transverso direito. Devido ao fato de ser paciente bariátrica, optou-se pelo uso de Pradaxa 150 mg 12/12 horas, por 03 meses. Realizada nova angioressonância ao final do tratamento, evidenciou-se recanalização da trombose e melhora total da queixa de cefaleia.

Conclusões/Considerações Finais

O caso relatado e respectivas publicações trazem à luz discussão a respeito de TVC em paciente do sexo feminino com heterozigose para MTHFR em uso de Mirena.

Palavras Chave

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA; SEIO TRANSVERSO DIREITO; TROMBOFILIA

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE PARANAENSE - Paraná - Brasil

Autores

EDUARDA LUIZA MERTZ, DAISI DE LIMA GEREVINI, NATALLY GABRIELLY MARTIN FERNANDES, ADALBERTO CARLOS GIOVANINI NETO