Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO E CORRELAÇAO ENTRE TRATAMENTO E AMPUTAÇOES DE PE DIABETICO NO TERRITORIO NACIONAL BRASILEIRO: UMA ANALISE RETROSPECTIVA UTILIZANDO DADOS DO DATASUS ENTRE 2012 A 2022

Fundamentação teórica/Introdução

O pé diabético é uma complicação grave do Diabetes Mellitus (DM), podendo levar a amputações dos membros, sendo que aproximadamente 85% delas são precedidas por ulcerações, ressaltando a importância de uma prevenção e tratamentos adequados. No entanto, mais de 65% dos pacientes diabéticos não recebem orientações apropriadas sobre o cuidado com os pés, o que aumenta o risco de complicações.

Objetivos

Analisar a associação e correlação entre o tratamento de pacientes portadores de pé diabético com o número de amputações decorrentes deste, no Brasil, utilizando dados do DataSUS de 2012 a 2022.

Delineamento e Métodos

Análise científica, retrospectiva e experimental dos dados do DataSUS correlacionando o número de tratamento de pacientes com pé diabético e o total de amputações do mesmo no Brasil entre 2012 a 2022. Para realização dos cálculos estatísticos foi utilizado o software GraphPad Prism 8.0.1.

Resultados

Os dados mostram uma correlação positiva entre o número de tratamentos de pacientes com pé diabético e pé amputado no Brasil entre 2012 a 2022 (R2 = 0,909). Cerca de 91% dos padrões de amputações são explanadas pela terapêutica realizada. A relação de Person (r = -0,953), indica uma conexão negativa, sugerindo que o aumento na intervenção está associado a uma redução significativa nas intervenções cirúrgicas e vice-versa. Assim, pode ser destacado a relevância das abordagens adequadas e eficazes na redução das terapias cirúrgicas relacionadas ao pé diabético, pois, o risco é 40 vezes maior em diabéticos em comparação com não diabéticos.

Conclusões/Considerações Finais

A análise revelou uma forte conexão positiva entre os tratamentos de pé diabético e o número de amputações do mesmo no Brasil entre 2012 a 2022. Além disso, a relação negativa indica que melhores condutas estão associadas a maior taxa de regressão da doença. Dessa maneira, pode ser destacada importância dos cuidados efetivos para redução de complicações associadas. Sem embargo, reforçando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e atenções contínuas para o manejo dessa condição de saúde pública no Brasil.

Palavras Chave

Amputação
Diabetes Mellitus (DM)
Pé diabético
Tratamento
Complicações da diabetes
Dados do SUS

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Trabalhos Científicos

Instituições

UNIVERSIDADE PARANAENSE - Paraná - Brasil

Autores

LARISSA LOYOLA BARBOSA, ELTON DA CRUZ ALVES PEREIRA, EVELISE NATHALIE DE CASTRO OLIVEIRA, KAREN SIMONE FIZINUS RODRIGUES, EGUIMAR ROBERTO MARTINS